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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2008.tde-12012009-155856
Documento
Autor
Nome completo
Cássia Tiêmi Nagasawa Ebisui
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Costa, Fatima Neves do Amaral
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz
Takahashi, Regina Toshie
 
Título em português
Trabalho docente do enfermeiro e a Síndrome de Burnout: desafios e perspectivas
Palavras-chave em português
Burnout
Educação em Enfermagem
Saúde do Trabalhador
Resumo em português
Síndrome de Burnout (SB), considerada um grande impacto na saúde do trabalhador do século XXI, constitui-se num fenômeno complexo e multidimensional, resultante da interação entre aspectos individuais e o ambiente do trabalho, interpretado como resposta ao estresse laboral crônico. O enfermeiro professor é duplamente vítima de fontes estressoras de ambas as áreas: Saúde e Educação. Para seu desempenho efetivo, dedica-se a uma função imprescindível para a continuidade da profissão de toda equipe de enfermagem. A SB pode acarretar prejuízo a si próprio, ao educando, ao cliente, às organizações e à sociedade em geral. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as causas do desgaste profissional do enfermeiro professor, assim como avaliar a síndrome de Burnout em uma amostra de enfermeiros professores do ensino técnico de enfermagem do Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo, através do MBI-ES (Maslach Burnout Inventory- educators survey). Esta pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, baseou-se em um estudo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados foi dividida em duas partes. Na primeira, visando traçar o perfil do grupo pesquisado, seus hábitos de vida e dados relativos à área de atividade profissional, elaboramos uma entrevista semi-estruturada e aplicamos o inventário mundialmente conhecido, validado e adaptado no Brasil, o MBI-ES, específico para professores. Na segunda parte deste estudo, coletamos dados de docentes de enfermagem de uma Unidade Escolar de ensino técnico em Enfermagem, através de questões abertas. Pelo método quantitativo obtivemos os seguintes resultados: 3,1% apresentaram SB; 15,3% estão em alto risco; 38,5% em médio risco; e 43,1% em baixo risco de adquirirem SB. Em relação às dimensões, apresentaram médio e baixo nível de EE (exaustão emocional) e DE (despersonalização), sendo que 18,5% tiveram escores elevados na dimensão EE, e 16,9% na dimensão DE. Entretanto, na dimensão EP (envolvimento pessoal no trabalho), houve 43,1% de nível baixo, indicando ser esta a dimensão mais marcante, por ser analisada invertida. Pelo método qualitativo, através do levantamento das fontes estressoras como determinantes de ordem externa e interna, na sala de aula, na supervisão da prática e no relacionamento interpessoal, a pesquisa indicou obstáculos, que derivam de questões pessoais e situacionais que, se não forem transformados em desafios, tanto no plano individual como no coletivo, podem levar a problemas de saúde. Foram analisadas a satisfação e a insatisfação docentes, indicando a preocupação com os aspectos pedagógicos, o prazer e desprazer docente, a presença ou não de comprometimento levando às adversidades do sistema sócio-organizacional, ao cotidiano escolar, em relação ao professor e ao educando. Os esforços até aqui empreendidos pretendem encorajar e apoiar a excelência no ensino, estimular e incrementar o clima organizacional da escola pertinente ao trabalho docente, para que seja condição de realização e fonte de prazer laboral, a fim de manter um equilíbrio entre demanda, competência e condições de trabalho, e eliminar a anedonia laboral, buscando o reencantamento pela docência, desnaturalizado pela Síndrome de Burnout, seus antecedentes e consequentes.
 
Título em inglês
Nurses educational work and the Burnout Syndrome: challenges and perspectives.
Palavras-chave em inglês
Burnout
Nursing Education
Workers Health
Resumo em inglês
The Burnout Syndrome (BS), considered a great impact in the 21st century worker's health, is a complex and multidimensional phenomenon resulting from the interaction between individual aspects and the work environment, interpreted as an answer to the chronic work stress. The nursing teacher presents twice as much sources of stress in both areas: Health and Education. For his effective performance, he is devoted to an indispensable function for the continuity of the profession of the whole nursing team. BS can result in damages to himself, to the student, to the patient, to the organizations and the community in general. The present study has the objective to identify and analyze the causes of the nursing teacher's professional stress, as well as evaluating the Burnout Syndrome in a sample of nursing teachers from a nursing technical school of a State Technological Education Center of the State of São Paulo, through MBI-ES (Maslach Burnout Inventory - educators survey). This research of quantitative and qualitative character was based on a descriptive, exploratory and analytical study. The collection of data was divided in two parts. In the first part, aiming to outline the profile of the researched group, their life habits and data related to the area of professional activity, we elaborated a semi-structured interview and applied the inventory recognized all over the world, validated and adapted in Brazil, the MBI-ES, specific for teachers. In the second part of this study, we collected data from nursing teachers of a School Unit of Technical Teaching in Nursing, through open questions. By the quantitative method, it was observed that 3,1% presented BS; 15,3% in high risk, 38,5% in medium risk and 43,1% in low risk of acquiring BS. Concerning dimensions, medium and low level of EE (emotional exhaustion) and DE (depersonalization) were observed, in which 18,5% had high scores in the EE dimension and 16,9% in the DE dimension. However, in the EP dimension (personal accomplishment at work), there were 43,1% of low level, indicating this is the most outstanding dimension, since it has been analyzed in an inverted way. The qualitative method based on the survey of the stress sources as determinant of external and internal order in the classroom, in the supervision of the practice and in the interpersonal relationship, has indicated obstacles derived from personal and situational subjects that if not transformed in challenges, regarding individual and collective level, can lead to health problems. The teachers satisfaction and dissatisfaction was analyzed, indicating the concern about the pedagogical aspects, the teachers pleasure and displeasure, the presence or lack of commitment creating adversities to the social-organizational system, the everyday school life relating the teacher and the student. The efforts here undertaken intend to encourage and support the excellence in teaching, stimulate and improve the school organizational environment concerning teachers work, in order to accomplish condition and source of pleasure at work to maintain certain balancing in demand, competency and work conditions and to eliminate the lack of pleasure at work, seeking admiration for teaching, denaturalized by the Burnout Syndrome, its antecedent and consequent.
 
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Data de Publicação
2009-01-21
 
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