Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2019.tde-06112018-154648
Documento
Autor
Nombre completo
Raquel Gusmão Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2018
Director
Tribunal
Souza, Jacqueline de (Presidente)
Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Veloso, Tatiana Maria Coelho
Título en portugués
Docência universitária na saúde: limites e possibilidades para uma prática inovadora
Palabras clave en portugués
Educação médica
Ensino superior
Inovação
Resumen en portugués
O ensino universitário na área médica foi reconhecido internacionalmente pela diversidade e inovação pedagógica trazendo relevância para as discussões sobre a docência e para a formação pedagógica nesse contexto. Diante disso, objetivou-se refletir acerca da experiência de docentes em um curso de Medicina, com vistas à identificação de limites e possibilidades para o desenvolvimento de uma prática inovadora. Entendendo inovação como ruptura paradigmática, de caráter emancipatória e argumentativa, tomou-se o conceito de docência inovadora que articula as dimensões institucional, profissional e pessoal. A partir desse referencial teórico, realizou-se uma investigação qualitativa, utilizando pesquisa-ação baseada no itinerário de Paulo Freire, adaptado por Bueno, que propiciaram dois momentos de pesquisa: investigativo e educativo. O estudo foi desenvolvido no período de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017 e, de forma colaborativa, participaram da pesquisa nove docentes de uma Instituição de Ensino Superior Privado no Sul do país que ministravam o módulo de Interação Comunitária. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética de pesquisa (Parecer nº 1350157/2016) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido devidamente foi devidamente assinado pelos participantes. Os dados foram coletados por meio de entrevista convergente, grupo focal e registro em diário de campo. Foram categorizados em dois tópicos: 1) Características dos docentes e sua experiência; e 2) Identificando limites e possibilidades para docência inovadora. Assim, identificaram-se os seguintes limites: a necessidade de revisão do modelo de desenvolvimento docente adotado tradicionalmente nas instituições de ensino; a não articulação entre teoria e prática pela organização no processo ensino-aprendizagem; e o aperfeiçoamento constante das habilidades relacionais dos docentes demandado pela diversidade das relações. Tais limites serviram de base para o planejamento do momento educativo, para o qual foram desenvolvidos três encontros que buscaram conhecer a realidade, analisá-la e propor novos caminhos. Nesse contexto, identificaram-se as seguintes possibilidades: 1) Tomar o conhecimento docente e sua realidade como ponto de partida para a reflexão e aprendizado de forma a propiciar a construção de novos conhecimentos e o trabalho colaborativo no espaço institucional; 2) Construir processos educativos que utilizem reflexão e análise para transformar a realidade e produzir conhecimento; e 3) Utilizar o diálogo como instrumento de aprimoramento e qualificação das interações. Refletir sobre inovação no contexto atual exige que se extrapole o modelo tecnicista e sejam então consideradas as dimensões: institucional, pedagógica e pessoal da docência
Título en inglés
University teaching in health: limits and possibilities for an innovative practice
Palabras clave en inglés
Higher Education
Innovation
Medical Education
Resumen en inglés
The university teaching in the medical area has been internationally recognized for its diversity and pedagogical innovation, making the discussions on teaching and the pedagogical training in this context relevant. Hence, the objective to reflect on the experience of teachers at a Medical School, aiming to identify limits and possibilities for the development of an innovative practice, was stablished. Understanding innovation as a paradigmatic rupture, with an emancipatory and argumentative character, the concept of innovative teaching was adopted, articulating the institutional, professional and personal dimensions. Relying on this theoretical framework, a qualitative research was carried out, using action research based on Paulo Freire's itinerary, adapted by Bueno, which provided two research moments: the investigative and the educational ones. The study was carried out from February 2016 to December 2017 and, collaboratively, nine teachers from a Private Higher Education Institution in Southern Brazil who taught the Community Interaction module participated in the study. The project was approved by the research ethics committee (Case No. 1350157/2016) and the Term of Free and Informed Consent was duly signed by the participants. Data were collected through convergent interview, focal group and field diary record. They were categorized into two topics: 1) Teachers' characteristics and experience; and 2) Identifying limits and possibilities for innovative teaching. Thus, the following limits were identified: the need to revise the teacher's development model which is traditionally adopted in educational institutions; the nonarticulation between theory and practice by the organization in the teaching-learning process; and the constant improvement of the teachers' relational skills demanded by the diversity of relationships. These limits served as a basis for the planning of the educational moment, for which three meetings were developed aiming to know the reality, analyze it and propose new paths. In this context, the following possibilities were identified: 1) To take teacher's knowledge and its reality as a starting point to reflect and learn so as to enable the construction of new knowledge and collaborative work in the institutional environment; 2) To build educational processes that use reflection and analysis to transform reality and produce knowledge; and 3) To use the dialogue as an instrument for enhancement and qualification of interactions. To ponder on innovation in the current context requires the technicist model be extrapolated and the institutional, pedagogical and personal dimensions of teaching be considered
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Fecha de Publicación
2019-01-14