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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.21.2023.tde-16032023-134124
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio Bernardo Gaspar Filho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Mahiques, Michel Michaelovitch de (Presidente)
Correa, Iran Carlos Stalliviere
Souza, Luiz Antonio Pereira de
Título em português
Estudo dos Padrões e Taxas de Sedimentação do Canal de Navegação do Porto Organizado de Santos
Palavras-chave em português
Balanço sedimentar
Canal de navegação
Levantamentos batimétricos
Porto Organizado de Santos
Sedimentação
Resumo em português
O presente trabalho teve o objetivo de analisar os padrões e as taxas de sedimentação dos diferentes trechos do canal de navegação do Porto Organizado de Santos (Santos - SP), considerando a conformação geométrica e geomorfológica alcançada com a obra de dragagem de aprofundamento realizada entre 2010 e 2012. Para tanto, foram realizadas avaliações das variações volumétricas e morfológicas a partir de dados gerados em levantamentos batimétricos subsequentes, executados entre 2011 e 2017, em períodos em que, preferencialmente, não ocorreram intervenções de dragagem, permitindo-se observar o comportamento natural do balanço sedimentar de forma mais efetiva. A melhor estimativa considerada neste estudo para o volume resultante do balanço sedimentar anual do canal de navegação do Porto Organizado de Santos foi de, aproximadamente, 3.714.187,00 m³, dos quais 58% (2.172.322,70 m³) remanescem acumulados no Trecho 1, 11% (406.159,06 m³) no Trecho 2, 10% (368.657,61 m³) no Trecho 3 e 21% (767.047,63 m³) no Trecho 4. Os resultados indicam que a dinâmica sedimentar da porção mais externa e retilínea do Trecho 1 está diretamente relacionada com a intensidade das ondas e correntes atuantes na região da Baía de Santos e plataforma ao largo, estando os períodos críticos de assoreamento associados às épocas do ano em que é observada uma maior ocorrência de passagem de frentes frias, com sedimentação predominantemente marinha. Já os processos sedimentares na porção final do Trecho 1 e nos Trechos 2, 3 e 4, situados em regiões estuarinas onde há o confinamento por margens, aparentam ser controlados, de forma geral, pela influência da geomorfologia do canal sobre a intensidade do fluxo hidrodinâmico, devendo ser também considerados os efeitos decorrentes do meandramento do sistema. Observa-se o aumento da importância do aporte de sedimentos fluviais nos trechos mais internos do canal de navegação, sendo que pontos críticos de assoreamento no Trecho 3 e, principalmente, no Trecho 4 podem estar associados à atuação de transporte transversal de sedimentos advindos de áreas mais rasas nas regiões dos largos. Em que pese o predomínio de tendências deposicionais em todos os trechos do canal de navegação, deve-se ressaltar a relevância dos processos erosivos no balanço sedimentar, bem como a existência de determinadas regiões na área de estudo com características prevalentemente erosivas, onde geralmente são observadas maiores profundidades naturais.
Título em inglês
Analysis of Sedimentation Patterns and Rates in the Navigation Channel of the Port of Santos (Brazil)
Palavras-chave em inglês
Bathymetric surveys
Navigation channel
Port of Santos
Sedimentary balance
Sedimentation
Resumo em inglês
The present study aimed to analyze the patterns and rates of the sedimentation processes in the different sections of the navigation channel of the Port of Santos (Brazil), considering the geometric and geomorphological conformation achieved with the deepening dredging work performed between 2010 and 2012. For this purpose, evaluations of volumetric and morphological variations were carried out based on data generated in subsequent bathymetric surveys, performed between 2011 and 2017, in periods in which, preferably, there were no dredging interventions, allowing to observe the natural behavior of the sedimentary balance more effectively. The best estimate considered in this study for the volume resulting from the annual sedimentary balance of the navigation channel of the Port of Santos was approximately 3,714,187.00 m³, of which 58% (2,172,322.70 m³) remain accumulated in Section 1, 11% (406,159.06 m³) in Section 2, 10% (368,657.61 m³) in Section 3 and 21% (767,047.63 m³) in Section 4. The results indicate that the sedimentary dynamics of the outermost and more rectilinear part of Section 1 is directly related to the intensity of the waves and currents acting in the Santos Bay region and offshore platform, making up a scenario where the critical periods of silting are associated with the seasons of the year when a greater occurrence of cold fronts is observed, with predominantly marine sedimentation. The sedimentary processes in the final part of Section 1 and in Sections 2, 3 and 4, located in estuarine regions where there is confinement by margins, seem to be controlled, in general, by the influence of the channel's geomorphology on the intensity of the hydrodynamic flow, in which the effects resulting from the meandering of the system must also be considered. There is an increase in the importance of the supply of riverine sediments in the innermost stretches of the navigation channel, where critical silting points may be associated with the cross transport of sediments from shallow areas located in sediment banks near river inlets, especially in Section 4. Despite the predominance of depositional trends in all sections of the navigation channel, the influence of erosive processes in the sedimentary balance should be highlighted, as well as the existence of certain regions in the study area with predominantly erosive characteristics, where they are generally observed greater natural depths.
 
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Data de Publicação
2023-04-19
 
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