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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.21.2020.tde-01042020-155031
Documento
Autor
Nome completo
Sergio Rafael Del Giovannino Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Dottori, Marcelo (Presidente)
Assireu, Arcilan Trevenzoli
Fernandes, Alexandre Macedo
 
Título em português
Influência da Subcorrente Norte do Brasil, do vento e do aporte fluvial na circulação em torno dos cânions de Japaratuba e São Francisco
Palavras-chave em português
aporte fluvial
cânion de Japaratuba
cânion de São Francisco
circulação
modelagem numérica
vento
Resumo em português
O presente trabalho visa descrever a circulação nos arredores dos cânions de Japaratuba e São Francisco, na plataforma continental da bacia de Sergipe e Alagoas, para compreender melhor os processos envolvendo o fluxo entre plataforma continental e oceano aberto. Para determinar e descrever essa circulação, foi implementado um modelo numérico hidrodinâmico, através do qual foi avaliada a influência dos cânions na circulação local e no fluxo de volume perpendicular à costa. Foi utilizado o campo médio mensal de temperatura e salinidade para março, julho e setembro de 2014 para gerar a subcorrente Norte do Brasil, em diferentes cenários de ventos constantes ou variáveis no tempo e ação do aporte fluvial característico da região. O transporte perpendicular à costa no cânion de Japaratuba é predominantemente no sentido do cânion em direção ao oceano aberto, enquanto no cânion do São Francisco é predominantemente na direção oposta. Os ventos constantes de Nordeste e de Leste intensificaram os fluxos nessas direções, enquanto que ventos de Sudeste e Sul amenizaram os fluxos, e em determinadas situações causaram a inversão no sentido. A ação do aporte fluvial praticamente não causou alterações na circulação e no transporte na região. Nas simulações com ventos variáveis no tempo e espaço, ventos entre Leste e Sudeste causaram transporte mais intenso nos cânion, vento de Sudeste causou transporte mais ameno no cânion de Japaratuba, e vento de Leste causou transporte mais ameno no cânion do São Francisco, em ambos os casos podendo inverter o sentido do fluxo.
 
Título em inglês
Influence of Brazilian Northern Undercurrent, winds and river discharge in circulation around Japaratuba and Sao Francisco submarine canyons
Palavras-chave em inglês
circulation
Japaratuba submarine canyon
numerical modeling
river input
Sao Francisco submarine canyon
wind
Resumo em inglês
This study aims to describe the circulation around Japaratuba and Sao Francisco submarine canyons on the continental shelf of the basin of Sergipe and Alagoas, to better understand the processes involving the flow between continental shelf and deep ocean. A numerical hydrodynamic model was implemented to determine and describe this circulation and evaluate canyons influence in local circulation and in the volume flow through the coast. The average monthly temperature and salinity field was used for march, july and september of 2014 to generate the Northern Brazilian Undercurrent, in different scenarios of constant and variable winds in time and river discharge contribution characteristic of the region. The cross-shore transportation in Japaratuba canyon is predominantly in the direction of the canyon toward the open ocean, whereas in the San Francisco canyon it is predominantly in the opposite direction. The Northeast and East constant winds intensified flows in these directions, while the Southeast and South winds softened the flows, and in certain situations caused the reversal in direction. The river discharge contribution practically did not cause changes in the circulation and the transport in the region. In the simulations with variable winds in time and space, winds between East and Southeast increased transport in the canyon, while Southeast wind decreased transport in the Japaratuba canyon, and East wind decreased transport in São Francisco canyon, both reversing the flow direction in some cases.
 
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Data de Publicação
2020-04-02
 
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