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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.21.2009.tde-22092009-154153
Document
Auteur
Nom complet
Piero Luigi Fernandes Mazzini
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Castro Filho, Belmiro Mendes de (Président)
Harari, Joseph
Lorenzzetti, Joao Antonio
Titre en portugais
Correntes subinerciais na Plataforma Continental interna entre Peruíbe e São Sebastião: observações
Mots-clés en portugais
correntes
plataforma interna
Resumé en portugais
A região costeira do Estado de São Paulo, entre Peruíbe (24o24'30''S, 46o54'00''W) e São Sebastião (23o50'30''S, 45o40'00''W) faz parte da Plataforma Continental Sudeste do Brasil (PCSE). A região possui grande importância econômica e social devido ao turismo, indústria de óleo e gás, e ao porto de Santos, o maior do país. Correntes sobre a plataforma continental interna (PCI) dessa região foram pouco estudadas antes do projeto ECOSAN. Durante o ECOSAN, dados de correntes foram obtidos por aproximadamente 10 meses (2005-2006), através de 4 fundeios: 3 localizados na PCI, próximo à isóbata de 20 m: em frente à Peruíbe (P20) (24o24'30''S, 46o54'00''W), em frente à Santos (S20) (24o03'30''S, 46o17'30''W), e próximo à ilha Montão de Trigo (M20) (23o50''30'S, 45o40''00'W); e 1 localizado na plataforma continental média (PCM), próximo à isóbata de 100 m, em frente à Santos (S100) (25o05'00''S, 45o42'00''W). Medições de ventos foram feitas durante o mesmo período através de 2 bóias meteorológicas, localizadas junto à P20 e M20, e na Lage de Santos (L30) (24o19'48''S, 46o11'20,4''W). Os dados foram analisados no domínio do tempo e da freqüência para estudar as características das correntes bem como a importância relativa das forçantes da circulação, principalmente: tensão de cisalhamento do vento, gradientes de pressão baroclínicos e troca de momentum entre a Corrente do Brasil (CB) e as águas mais internas da plataforma continental. Resultados mostraram que as componentes de corrente paralelas à topografia foram as mais energéticas, sendo aparentemente geostróficas. Correntes forçadas pelo vento na PCI foram observadas em P20 durante o verão e em M20. Já em S20, o vento não foi capaz de suplantar os efeitos baroclínicos causados pela descarga fluvial do sistema estuarino de Santos. Em períodos de ventos fracos M20 é forçada por efeitos baroclínicos, aparentemente sofrendo também influência do sistema estuarino de Santos. Em P20 durante o inverno foi constatada a presença de forçantes baroclínicas, sendo estas atribuídas às águas provenientes do sul, com influência do Rio da Prata, as quais possivelmente influenciam também a dinâmica da PCM. Durante o período amostrado não foi verificado nenhuma inuência direta da Corrente do Brasil sobre a PCM, e tampouco sobre a PCI, demonstrando que essas regiões possuem dinâmica distinta da plataforma continental externa. A circulação na plataforma continental estudada não é homogênea, apresentando um sistema complexo de uxos e contra-uxos, havendo uma tendência das correntes sobre a PCM e a PCI apresentarem sentidos opostos. Há também tendência das correntes na PCI apresentarem sentido predominante para NE sobretudo entre Santos e São Sebastião, enquanto que na PCM a direção predominante é para SW.
Titre en anglais
Subdital Inner-Shelf currents between Peruíbe and São Sebastião: Observations
Mots-clés en anglais
currents
inner-shelf
Resumé en anglais
The São Paulo State coastal region located between the cities of Peruíbe (242430S, 465400W) and São Sebastião (235030S, 454000W) is part of the SouthBrazil Bight. This region has great economic and social importance due to the tourism, oil and gas industries and the presence of the largest Brazilian port (Santos). Currents at the regions inner-shelf were poorly sampled before the eld work of the ECOSAN project. During ECOSAN, current meter data was obtained for nearly 10 months (2005-2006), from 4 moorings: 3 deployed in the inner-shelf, near the 20 m isobath: in front of Peruíbe (P20) (242430S, 465400W), in front of Santos (S20) (240330S, 461730W) and near Montão de Trigo Island (M20) (235030S, 454000W); and 1 deployed at the mid-shelf, near the 100 m isobath, in front of Santos (S100) (25 0500S, 45 4200W). Wind time series were measured at the same period, at the two inner shelf moorings, P20 and M20, by a surface met-buoy, and at the Lage de Santos (L30) (241948S, 46 1120,4W). Current and wind data were analyzed in time and frequency domains for describing currents characteristics and comparing the relative importance of the forcing mechanisms for the inner-shelf circulation, mainly: wind-stress, baroclinic pressure gradients and Brazil Current momentum exchanges. Results showed that alongshelf current components were the most energetic and nearly geostrophic. Wind driven currents on the inner-shelf were observed on P20 during summer time and on M20, however on S20 the wind wasnt capable of overcoming baroclinic eects caused by river discharge from the Santos estuarine system. Over weak wind periods M20 was forced by baroclinic eects, apparently also inuenced by Santos estuarine system. Baroclinic forcing was observed on P20 during winter time, being atributed to waters from the south, under the inuence of the Plata River, possibly inuencing the mid-shelf as well. During the whole period there was no presence of Brazil Current eddies or meanders, showing that neither inner-shelf nor mid-shelf are inuenced by the outer-shelf dynamics. The continental shelf circulation is not homogeneous, with a complex pattern of uxes and counter-uxes, where currents have tendency to ow on opposite directions between mid and inner-shelf. There is also a tendency for currents on the inner-shelf to ow towards NE, speccialy between Santos and São Sebastião, and towards SW on the mid-shelf.
 
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MSc_Piero_2009.PDF (6.66 Mbytes)
Date de Publication
2009-09-23
 
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