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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2019.tde-24072020-144412
Documento
Autor
Nome completo
Thaís Temer
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ranieri, Nina Beatriz Stocco (Presidente)
Almeida, Guilherme Assis de
Jubilut, Liliana Lyra
Vedovato, Luis Renato
Título em português
Refúgio e ensino superior
Palavras-chave em português
Ações afirmativas
Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Ensino superior
Integração
Programa DAFI
Programa Pró Haiti
Refúgio
Resumo em português
O presente trabalho parte da ideia de que a difusão do Direito Internacional dos Refugiados constitui aspecto de suma importância para os objetivos de proteção, implementação e efetivação dos direitos dos refugiados e que a inclusão desta pauta no âmbito do ensino superior, bem como a possibilidade de acesso dos refugiados a este nível educacional, são dois fatores que podem contribuir, significativamente, para a consecução desses objetivos. Verifica-se, contudo, que embora seja possível constatar a existência de um direito de acesso ao ensino superior em condições de igualdade em relação aos brasileiros, este direito acaba sendo obstaculizado na prática, fazendo com que a igualdade se restrinja ao âmbito meramente formal. A partir desta constatação, analisa-se a necessidade de implementar mecanismos específicos que possibilitem a existência de um patamar de igualdade substancial entre refugiados e nacionais no que se refere ao acesso ao ensino superior. Para tanto, é realizada uma pesquisa empírica que traça um panorama das ações e políticas públicas existentes (ou inexistentes) à nível nacional, no âmbito do Governo Federal, dos Governos do Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná, das Universidades desses três Estados e da UNESCO. Por fim, são analisadas outras ações e políticas implementadas voltadas à promoção do acesso ao ensino superior por refugiados e grupos em situação de vulnerabilidade - Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (CSVM do ACNUR), Programa Pró- Haiti, Programa DAFI (Albert Einstein German Academic Refugee Initiative) e políticas de ações afirmativas- , com o intuito de fornecer substrato para reflexão e elaboração de novas ações ou aprimoramento das já existentes, visando aumentar o acesso de refugiados ao ensino superior.
Título em inglês
Refuge and Higher education
Palavras-chave em inglês
Affirmative actions
DAFI Programme
Higher education
Integration
Pro Haiti Programme
Refuge
Sérgio Vieira de Mello Chair of UNHCR
Resumo em inglês
The present dissertation is based on the idea that the diffusion of International Refugee Law is an aspect of importance for the objectives of protection, implementation and enforcement of refugee rights and that the inclusion of this agenda in higher education institutions, as well as the possibility of refugee access to this educational level, are two factors that can significantly contribute to the achievement of these objectives. However, although it is possible to verify the existence of a right to access higher education on an equal basis with brazilians, this right faces obstacles in practice, making equality limited to a formal scope. Based on this observation, it is analyzed the need to implement specific mechanisms that allow the existence of a substantial level of equality between refugees and nationals regarding the access to higher education. For this, an empirical research is carried to outline an overview of existing (or non-existenting) actions and public policies at the national level, in the scope of the Federal Government, the Governments of the State of São Paulo, Rio de Janeiro and Paraná, the Universities of these three States and UNESCO. Finally, other actions and policies implemented to promote access to higher education by refugees and vulnerable groups are analyzed - SergioVieira de Mello Chair of UNHCR, Pro-Haiti Programme, DAFI Programme (Albert Einstein German Academic Refugee Initiative) and affirmative action policies-, with the purpose of providing substrate for reflection and elaboration of new actions or improvement of existing ones, in order to increase the access of refugees to higher education.
 
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Data de Publicação
2020-08-03
 
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