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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.2.2009.tde-12082013-151030
Documento
Autor
Nome completo
Maria Leticia Puglisi Munhóz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Santos, Gislene Aparecida dos (Presidente)
Fischmann, Roseli
Prudente, Eunice Aparecida de Jesus
Título em português
Diversidade, relações raciais e educação em direitos humanos
Palavras-chave em português
Ação afirmativa
Direitos humanos
Discriminação racial
Preconceito racial
Psicologia social
Racismo
Resumo em português
Considerando os princípios da igualdade, solidariedade e direito à diferença, que regem a Constituição Federal e os documentos internacionais de Direitos Humanos, o presente trabalho, com base em produção teórica da área da psicologia social, antropologia, direito e educação e experiência empírica, investiga os componentes presentes nas relações sociais entre os jovens brancos e negros, que se caracterizam como componentes fornecidos pela cultura brasileira que contribuem para a perpetuação das condutas preconceituosas e da discriminação étnico-racial contra os negros e, conseqüentemente, a desigualdade racial no Brasil. Para a investigação empírica, foram realizadas entrevistas, por meio de um questionário semi-estruturado, com os jovens brancos e negros cotistas que são alunos de algumas universidades brasileiras que implementaram a política de ação afirmativa por meio de cotas raciais. Tudo isso com a finalidade de produzir elementos que venham contribuir para o desenvolvimento de programas educacionais que tenham como objetivo efetivamente promover a eliminação da discriminação racial e o convívio mais igualitário nas relações sociais em um contexto de diversidade, como é o caso da Educação em Direitos Humanos.
Título em inglês
Diversity, racial relationships and human rights education
Palavras-chave em inglês
Diversity
Education
Equality
Human rights
Human rights education
Multiculturalism
Preconceito
Racial discrimination
Solidarity
Resumo em inglês
Considering that the fundaments of the Brazilian Federal Constitution and the international documents of Human Rights lies under the principals of equality, solidarity and the rights of diversity, this research, based on academic theory of the social psychology, anthropology, law and education subject, including also empiric research, investigates the Brazil cultural components that lies in the youths white and black social relations, and contribute for the perpetuation of ethnic prejudices behaviors and racial discrimination against black population, and, therefore, to the racial inequality in Brazil. The empiric investigation was realized through some interviews using semiframework questionnaires on white and black students in some Brazilians universities witch implemented the politic of affirmative action of racial quote. The purpose of this was to produce elements that will contribute to the development of educational programs that have, as their goal, effectively promote the elimination of the racial discrimination and the equality conviviality at the social relations in the diversity context, accordant with the Human Rights Education.
 
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Data de Publicação
2013-08-28
 
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