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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2019.tde-07082020-151639
Documento
Autor
Nome completo
Francisco Carvalho de Brito Cruz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rocha, Jean Paul Cabral Veiga da (Presidente)
Leonardi, Marcel
Moreira, Diogo Rais Rodrigues
Ribeiro, Marcio Moretto
Ortellado, Pablo
Rosina, Monica Steffen Guise
Título em português
Definindo as regras do jogo: a regulação de campanhas políticas e a internet
Palavras-chave em português
Campanhas
Direito eleitoral
Internet
Plataformas de internet
Propaganda eleitoral
Resumo em português
Campanhas políticas são fenômenos imbricados na relação entre representação eleitoral e mídia que comportam múltiplas abordagens jurídicas. Em democracias representativas, cada uma dessas abordagens é constituída por diferentes valores e estruturas jurídicas, projetadas para produzirem efeitos sociais e políticos. Esta tese se dedica a discutir como a regulação da comunicação de campanhas políticas no Brasil é desafiada com a emergência da internet. Nesse sentido, organiza um diagnóstico que visa responder (i) como a internet transforma a prática de campanhas políticas, modificando o contexto social, político e técnico que envolve a sua regulação; e, ainda, (ii) como essas transformações interagem com as premissas normativas, as estruturas jurídicas, e os efeitos almejados pelas diferentes abordagens que compõem essa regulação no Brasil? Assim, após passar por uma descrição da trajetória de transformações na representação eleitoral e na comunicação política, em face da emergência de campanhas intermediadas pela internet, o trabalho concentra-se em fazer uma reconstrução crítica do marco regulatório brasileiro, mapeando seus principais instrumentos e os conflitos neles inscritos.
Título em inglês
Defining the rules of the game: the regulation of political campaigns and the internet
Palavras-chave em inglês
Campaigns
Electoral law
Electoral propaganda
Internet
Internet platforms
Resumo em inglês
Political campaigns are processes embedded in the relationship between electoral representation and the media and may support multiple legal approaches. In representative democracies, each approach is built upon different values and legal structures, designed to produce social and political effects. This thesis aims to discuss how the regulation of the communication of political campaigns in Brazil is challenged by the emergence of the internet. In this sense, it is aimed to answer (i) how the internet transforms the practice of political campaigns, modifying the social, political and technical context that involves its regulation; and (ii) how do these transformations interact with normative premises, legal structures, and the effects sought by the different approaches that make up this regulation in Brazil? Thus, after a description of the transformations in electoral representation and political communication, in the face of the emergence of internet-mediated campaigns, the research makes a critical reconstruction of its Brazilian regulatory framework, mapping its main instruments and the conflicts within them.
 
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5953166_Tese_Parcial.pdf (690.89 Kbytes)
Data de Publicação
2020-08-20
 
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