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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-06052021-031423
Documento
Autor
Nombre completo
João Henrique Garcia Dias
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Lopes, Jose Reinaldo de Lima (Presidente)
Bolzani Filho, Roberto
Bittar, Eduardo Carlos Bianca
Monticelli, Pedro
Título en portugués
Os atos da virtude da prudência: uma análise da estrutura da razão prática e da razão jurídica a partir de Tomás de Aquino
Palabras clave en portugués
Deliberação
Filosofia do Direito
Juízo (Filosofia)
Razão prática
Tomás de Aquino
Virtude
Resumen en portugués
Esta dissertação tem como seu principal tema os atos da virtude da prudência, a partir da sua descrição feita por Tomás de Aquino, especialmente na sua Suma de Teologia. Escolhemos esse tema por causa da sua grande importância para o desenvolvimento de uma teoria da razão prática e da razão jurídica. Na introdução, aderimos à tese de que a razão jurídica é um caso da razão prática; além disso, apontamos que a razão jurídica fornece alguns dos melhores exemplos para a explicação das operações da razão prática. No capítulo seguinte, definimos a virtude da prudência: a virtude da razão prática que dirige todos os nossos atos morais, retificando-os. Para fazê-lo, distinguimos a prudência das outras virtudes intelectuais e morais. Na sequência do capítulo, apresentamos as divisões da virtude da prudência em partes integrantes, partes subjetivas e partes potenciais. A terceira divisão é a mais importante para a nossa dissertação, porque as três partes potenciais da prudência (eubulia, synesis e gnome) retificam dois atos auxiliares da prudência: a deliberação (consilium) e o juízo (iudicium). A prudência retifica o principal ato da prudência: o império (imperium). O próximo capítulo descreve os dois atos auxiliares da prudência: deliberação e juízo. Ao tratar da deliberação, usamos o conceito geral de investigação e apresentamos em linhas gerais uma teoria do bem humano, para uma melhor compreensão da relação de meios e fins. No mesmo capítulo, descrevemos a seguir o juízo prudencial, dando especial atenção aos conceitos gerais de juízo e de juízo prático. Depois de uma breve descrição da teoria da lei natural de Tomás de Aquino, explicamos a diferença entre juízos de synesis e juízos de gnome. No capítulo imediatamente anterior à conclusão, falamos do ato de império, o principal ato retificado pela prudência como virtude total. Mostramos as peculiaridades do império com respeito aos atos de pedido e de conselho e esboçamos uma breve teoria da força coativa enquanto suporte dos atos de império. Na conclusão, indicamos um caminho para a continuidade da pesquisa no campo da teoria da razão prática e da razão jurídica, comparando alguns resultados da leitura de Tomás de Aquino aos projetos de Dworkin e Alexy.
Título en inglés
The acts of the virtue of prudence: a Thomistic analysis of the structure of practical and juridical reason
Palabras clave en inglés
Command
Deliberation
Judgement
Juridical reason
Phenomenology
Philosophy of mind
Practical reason
Prudence
Thomas Aquinas
Resumen en inglés
This dissertation has as its main theme the acts of the virtue of prudence, as described by Thomas Aquinas, specially in his Summa Theologiae. I have chosen this theme because of its great interest for the development of a theory of practical reason and of juridical reason. In my introduction, I assert that juridical reason is a case of practical reason; besides, juridical reason gives some of the best examples to explain the operations of practical reason. In the following chapter, I define the virtue of prudence -- the virtue of practical reason that directs all our moral acts, making them right. To do so, I distinguish among prudence and other intellectual and moral virtues. In the next part of this chapter, I present the divisions of the virtue of prudence in integral parts, subjective parts, and potential parts. The third division is the most important for our dissertation, because the three potential parts of prudence (eubulia, synesis and gnome) rectify two assistant acts of prudence: deliberation (consilium) and judgement (iudicium). Prudence rectify the main act of prudence: command (imperium). In the next chapter, I describe the two auxiliary acts of prudence: deliberation and judgement. When treating of deliberation, I use the general concept of an investigation and present some lines of a theory of human good, so I can better explain the relation between means and ends. Next in the same chapter, I describe prudential judgement giving special attention to the general concepts of judgement and practical judgement, and, after a brief description of Thomas' account on natural law, I explain the difference between judgements of synesis and judgements of gnome. In the last chapter before conclusion, I talk about the act of command, the main act rectified by prudence as a total virtue. I show the peculiarities of command in the face of the acts of demand and of counsel and I sketch a brief theory of coactive force as the support of the acts of command. In my conclusion, I open a path for the continuity of my reasearch on the field of the theory of pratical and juridical reason, comparing some results of the analysis of Aquinas to the projects of Dworkin and Alexy.
 
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Fecha de Publicación
2021-09-15
 
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