• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2017.tde-17122020-232605
Documento
Autor
Nome completo
André Luiz Ferreira Alves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Silva, Otavio Pinto e (Presidente)
Freitas Junior, Antonio Rodrigues de
Crivelli, Ericson
Título em português
Proteção e desproteção do trabalhador imigrante no Brasil
Palavras-chave em português
Direitos Trabalhistas
Estrangeiro
Ilegalidade
Imigração
Imigrante
Trabalho
Trabalho Escravo
Resumo em português
A presente pesquisa tem o objetivo de expor um ponto de vista acerca da imigração atual de trabalhadores para o Brasil, relacionado ao estudo sobre reconhecimento e concessão de proteções mínimas que o país oferece a esses imigrantes para evitar que fiquem vulneráveis a viver em condição análoga a de escravo. A análise se inicia com um conteúdo histórico que visa a demonstrar a existência de algumas similitudes entre o primeiro grande movimento imigratório para o Brasil e aquele ocorrido na atualidade. A formação do povo brasileiro, a relação do trabalho escravo, no Brasil, com o modo capitalista de produção, a substituição da mão de obra escrava pela imigrante e as condições que os imigrantes experimentaram são evidências de um país que não se ocupou com proteções sociais a esses trabalhadores. Após cem anos de história, alguns imigrantes padecem em condições similares àquelas do passado. A compreensão desses dois momentos e a verificação das proteções que atualmente alcançam esses trabalhadores revelam a necessidade de se atribuir maior atenção às questões sociais sobre a imigração.
Título em inglês
Protection and unprotection of immigrant workers in Brazil
Palavras-chave em inglês
Foreign
Illegality
Immigrant
Immigration
Job
Labor rights
Slavery
Resumo em inglês
This research aims at providing a point of view on the current workers immigration to Brazil, regarding the acknowledgement and grant of minimum guarantees the country makes available to these immigrants in order to avoid making them vulnerable to live as slaves. The analysis starts with an historic content focusing on the similarities between the first relevant immigration to Brazil and the one taking place currently. The Brazilian people formation, the relation between slavery and capitalism in Brazil, the substitution of slaves for immigrants and the conditions the immigrants experienced are evidence of a country that was not committed to provide social protections to these workers. After a hundred years, some immigrants suffer conditions similar to those of the past. Understanding these two moments and verifying the protections currently reaching out to these workers reveal the need to give more attention to social issues regarding immigration.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.