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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-01052021-191927
Documento
Autor
Nome completo
Camila Costa de Sousa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Feliciano, Guilherme Guimarães (Presidente)
Costa, Reinaldo Pacheco da
Minharro, Erotilde Ribeiro dos Santos
Silva, Homero Batista Mateus da
Título em português
Cogestão: a experiência alemã como fonte de perspectivas para o Brasil
Palavras-chave em português
Democracia -- Brasil -- Alemanha
Desenvolvimento humano -- Brasil -- Alemanha
Direito coletivo do trabalho -- Brasil -- Alemanha
Gogestão -- Brasil -- Alemanha
Sindicalismo -- Brasil -- Alemanha
Resumo em português
O presente trabalho tem por escopo analisar a Cogestão, com ênfase na experiência histórica e jurídica alemã para, afinal, após uma análise da experiência história e jurídica brasileira com o mesmo instituto, concluir pela possibilidade de se utilizar a Cogestão como estágio de preparação e aprendizado coletivos com o objetivo de se atingir uma sociedade autogestionária ou, ao menos, mais justa, igual e democrática. À universidade, nesse contexto, é atribuída a tarefa de promover o acesso ao conhecimento por ela produzido e às discussões travadas em seu âmbito, - muito possivelmente por meio da extensão universitária - com a finalidade de fomentar o desenvolvimento pessoal de cada um e a tornar as pessoas capazes de se organizar e agir por si mesmas.
Título em inglês
Co-management: the German experience as a source of perspectives for Brazil
Palavras-chave em inglês
Brasil
Co-management
Collective labor law
Comanagement
Democracy
Germany
Human development
Participation
Representation
Self-management
Weimar
Work
Resumo em inglês
The present work aims to analyze co-management, with emphasis on German historical and legal experience and, after an analysis of Brazilian history and legal experience with the same institute, conclude by the possibility of using co-management as a stage of preparation and learning collective with the objective of reaching a self-managed society or, at least, a fair, equal and democratic one. In this context, the university is assigned the task of promoting access to the knowledge produced by it and to the discussions held within it, - quite possibly through university extension - with the purpose of promoting the personal development of each one and making it people able to organize and act for themselves.
 
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Data de Publicação
2021-05-11
 
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