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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2023.tde-29022024-095118
Documento
Autor
Nombre completo
Paula Butti Cardoso
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Carmona, Carlos Alberto (Presidente)
Marques Neto, Floriano Peixoto de Azevedo
Monteiro, Vera Cristina Caspari
Almeida, Fernando Dias Menezes de
Elias, Carlos Eduardo Stefen
Lemes, Selma Maria Ferreira
Título en portugués
Arbitrabilidade objetiva em contratos administrativos
Palabras clave en portugués
Arbitrabilidade objetiva
arbitragem
consensualidade
contrato administrativo
direito administrativo
Resumen en portugués
A Lei n° 9.307, de 1996, a Lei de Arbitragem, com a redação que lhe foi dada pela Lei n° 13.129, de 2015, passou a prever expressamente que a Administração Pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis. Ultrapassadas as discussões em torno da arbitrabilidade subjetiva, a arbitrabilidade objetiva das disputas envolvendo a administração pública ganha papel de destaque. Divergências a respeito do que seriam os direitos patrimoniais disponíveis da administração pública faz com que a questão seja frequentemente levada ao poder judiciário, em atentado a valores informadores da arbitragem, como a segurança jurídica e a celeridade. Daí a necessidade de se buscar solução para a questão, o que pode ser feito a partir do direito administrativo contemporâneo, que valoriza cada vez mais a atuação consensuada em detrimento da atuação unilateral e impositiva da administração pública.
Título en inglés
Arbitrability in administrative contracts.
Palabras clave en inglés
Administrative contract
administrative law
arbitrability
arbitration
consensuality
Resumen en inglés
Law No. 9,307, of 1996, the Brazilian Arbitration Law, amended by Law No. 13,129, of 2015, expressly provides that the direct and indirect public administration may use arbitration to resolve conflicts relating to renounceable patrimonial rights. Discussions relating to arbitrability regarding the parties in arbitration have given place to discussions regarding subject-matter arbitrability relating to disputes involving public administration. Different understandings about the renounceable patrimonial rights of the public administration frequently take the discussion to be ruled by judiciary courts, jeopardizing values that inform arbitration, such as legal certainty and celerity. The current scenario demands that a solution to the issue is provided. That can be done based on modern administrative Brazilian law, which increasingly values consensual action rather than unilateral action by public administration.
 
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3735454DIO.pdf (2.28 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-22
 
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