• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2017.tde-18122020-130935
Document
Auteur
Nom complet
Aline Beatriz Henriques Oliveira Dias
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Carmona, Carlos Alberto (Président)
Calças, Manoel de Queiroz Pereira
Silva, Fernanda Tartuce
Titre en portugais
Desjudicialização de conflitos repetitivos entre consumidores e bancos: uma proposta
Mots-clés en portugais
Acesso à justiça
Bancos
Direito do consumidor
Ombudsman
Solução de conflito
Resumé en portugais
A evolução do conceito de acesso à justiça permite o desenvolvimento da ideia de que a concretização da justiça não deve ser vista como uma responsabilidade exclusiva do Estado. O Poder Judiciário possui algumas limitações incompatíveis com a garantia de amplo acesso à justiça garantida pela Constituição Federal. Dada essa problemática, defende-se que especialmente as empresas envolvidas em altos números de litígios no país (os grandes litigantes) devem abrir portas para que a solução dos conflitos oriundos de sua atividade empresarial não dependa da atividade do Estado. Para ilustrar o tema, foi escolhido o caso dos conflitos entre consumidores e bancos. O estudo busca propor ideias para a implementação de um novo método privado para solução desses conflitos no Brasil, considerando a técnica do Desenho de Sistema de Disputa. Esse novo método, inspirado no Ombudsman de Bancos estrangeiro, deve ser financiado por recursos dos próprios bancos e deve resultar em determinação vinculante ao banco quando assim desejado pelo consumidor.
Titre en anglais
Unjudicialization of Repetitive Conflicts between Consumers and Banks: a proposal
Mots-clés en anglais
Access to justice
Bank
Banking Ombudsman
Consumer
Dispute Systems Design
Financial Institution
Judicial Courts
Resumé en anglais
The concept of access to justice evolved to allow the idea that the achievement of justice is not a sole responsibility of the Government. Brazilian Courts coexist with certain limitations incompatible with the broad access to justice guaranteed by the Federal Constitution. In this context, companies involved in large numbers of judicial cases (the repeat players) should seek for methods to avoid litigation, so that the resolution of conflicts arising from their business activity does not depend exclusively on the Courts. To illustrate that, this study examines the case of conflicts between consumers and banks. The study aims to propose guidelines for the implementation of a new private method to solve these conflicts in Brazil, considering the technique of Dispute Systems Design. This new private method is inspired by the foreign mechanism of the Banking Ombudsman, in proceedings financed by banks' resources and resulting in binding determination to the bank when so desired by the consumer.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Il ya retenu fichier en raison d'exigences (publication de données, des brevets ou droits).
Date de Libération
2022-12-18
Date de Publication
2021-08-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.