• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2021.tde-22072022-120139
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Campos, Roberto Augusto de Carvalho (Presidente)
Diniz, Eduardo Saad
Lewandowski, Enrique Ricardo
Pancheri, Ivanira
Rassi, João Daniel
Vasconcellos, Vinicius Gomes de
Título em português
Culpabilidade, neurociências e análise preditiva
Palavras-chave em português
Biologia Criminal
Culpabilidade
Inteligência artificial
Livre-arbítrio
Neurociências
Psicologia Criminal
Sociologia Criminal
Resumo em português
Esta tese busca, pela investigação do estado-da-arte da tecnologia, estabelecer se há a possibilidade de aferição da culpabilidade, tendo-a em graus, a depender da inclusão do sujeito em uma determinada comunidade. Insere-se, então, uma nova função do livre-arbítrio na culpabilidade, sendo um dos aspectos a ser considerado para a verificação da reprovabilidade da conduta de um indivíduo em um caso concreto. Para isso, traçamos três elementos fundamentais de investigação: a culpabilidade, estudando-a em todas as escolas penais relevantes até hoje; o livrearbítrio, do ponto de vista das neurociências, com seus desenvolvimentos mais atuais; e a inteligência artificial, notadamente em sua forma de análise preditiva. O objetivo é, ao final, oferecer nova possibilidade de gradação da culpa, a partir das técnicas mais modernas disponíveis de análise do cérebro humano. Leva-se em conta, assim, a constatação da culpabilidade do autor do delito a partir do contexto social em que inserido, bem como de sua experiência social e grau de instrução, estabelecendo, ao final, uma culpabilidade mais precisa a cada cidadão.
Título em inglês
Culpability, neurosciences and predictive analysis
Palavras-chave em inglês
Artificial intelligence
Culpability
Free will
Predictive analysis
Resumo em inglês
This study seeks, through investigation of state-of-the-art technology, to establish whether there is a possibility of measuring culpability depending on the community the person is included. Hence, a new function of free will is introduced in guilt, which is one of the aspects to take into account when verifying the disapproval of a persons conduct in a legal proceeding. For this, we rundown three fundamental elements of investigation: culpability, studying it in all relevant criminal law ideologies to date; free will, from a neuroscience point of view, with its most current developments; and artificial intelligence, especially in its form of predictive analytics. The goal is offer, at the end, a new possibility of arranging guilt, through modern techniques of cerebral analysis. Thus, it takes into account the verification of the offenders guilt from the social context, in which he is inserted, as well as his social experience and degree of education, establishing a more accurate culpability measurement of each citizen.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
7288495DIO.pdf (1.31 Mbytes)
Data de Publicação
2023-01-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.