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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-03052021-030808
Document
Auteur
Nom complet
Maria Isabel Lima Hamud
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Shecaira, Sérgio Salomão (Président)
Bechara, Ana Elisa Liberatore Silva
Bracco, Bruno Amabile
Braga, Ana Gabriela Mendes
Titre en portugais
Autonomia e protagonismo do sujeito condenado à pena privativa de liberdade
Mots-clés en portugais
Criminologia
Inclusão social
Pena privativa de liberdade
Penitenciária (aspectos administrativos) -- São Paulo (SP)
Política penitenciária -- São Paulo (SP)
Preso
Resumé en portugais
A pesquisa consiste na investigação e análise da noção de autonomia, aplicandoa à Criminologia Clínica, mais especificamente à Criminologia Clínica de Inclusão Social (modelo denominado de "terceira geração", proposto por Alvino Augusto de Sá). Para tanto, debruça-se sobre o conceito filosófico e pedagógico de autonomia, relacionando-o aos estudos acerca do "ator situado", que compreende o indivíduo inserido em seu contexto. A partir daí, coteja a individualização da pena na execução, bem como projetos realizados em unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, a fim de verificar se consideram a pessoa presa como sujeito autônomo, que assume o papel de protagonista durante o cumprimento de sua pena. Por fim, propõe-se estratégias de reintegração social condizentes com o viés da inclusão social.
Titre en anglais
Autonomy and protagonist of the subject sentenced to deprivation of liberty
Mots-clés en anglais
Autonomy
Clinical Criminology
Protagonism
Social Reintegration
Social Inclusion
Resumé en anglais
The research consists of the investigation and analysis of the notion of autonomy, applying it to Clinical Criminology, more specifically to Clinical Criminology of Social Inclusion (model called "third generation", proposed by Alvino Augusto de Sá). Therefore, it focuses on the philosophical and pedagogical concept of autonomy, relating it to studies about the "situated actor", which understands the individual inserted in his context. Thereafter, it compares the individualization of the sentence in the execution, as well as projects carried out in prison units of the São Paulo State Penitentiary Administration, in order to verify whether they consider the prisoner as an autonomous subject, who assumes the role of protagonist while serving his sentence, to then propose Social Reintegration strategies consistent with the Social Inclusion bias.
 
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Date de Libération
2023-05-03
Date de Publication
2021-10-04
 
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