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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-27082020-214543
Documento
Autor
Nome completo
Jefferson Rodrigo do Nascimento
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ferreira Junior, Geraldo Miniuci (Presidente)
Meirelles, Elizabeth de Almeida
Badin, Michelle Ratton Sanchez
Costa, José Augusto Fontoura
Ventura, Deisy de Freitas Lima
Título em português
Escola invisível nos trópicos: a comunidade brasileira de Direito Internacional Público
Palavras-chave em português
Comunidade brasileira de Direito Internacional
Consultores jurídicos
Ensino jurídico
Juristas internacionais
Sistema interamericano de Direitos Humanos
Resumo em português
Esta Tese defende que juristas internacionais brasileiros constituem uma comunidade acadêmico-profissional dotada de elementos identificadores e específicos da matéria. Utilizando a metáfora de Oscar Schachter ("Escola Invisível de juristas internacionais") para descrever a comunidade profissional de Direito Internacional - que, dedicada a um projeto intelectual comum no plano acadêmico e profissional, seria dotada de influência decisiva em esferas de governo - serão analisados alguns elementos da atuação de juristas internacionais brasileiros, visando aferir a influência recíproca da atividade acadêmica nos canais oficiais do Estado, espaços de comunicação e colaboração científica e acadêmica sobre Direito Internacional e impacto da atuação em demandas envolvendo o país na jurisprudência de sistema regional de Direitos Humanos. Ao final, buscar-se-á verificar se esses caracteres da atuação de juristas internacionais brasileiros podem ser interpretados como possuidores de um senso coletivo de propósito e, assim, caracterizando uma Escola Invisível dentre a comunidade profissional de Direito Internacional no Brasil.
Título em inglês
Invisible school in the tropics: Brazilian community of Public International Law
Palavras-chave em inglês
Brazilian community of International Law
Inter-American Human Rights System
International lawyers
Legal advisers
Legal education
Resumo em inglês
This thesis argues that Brazilian international lawyers constitute an academic-professional community with recognizable and characteristic elements. Using the metaphor of Oscar Schachter ("Invisible School of International Lawyers") to describe the professional community of International Law - which, given a common academic and professional intellectual project, would have decisive influence in spheres of government - will be analyzed elements of the work of Brazilian international lawyers, aiming to gauge the reciprocal influence of academic activity in the official channels of the State, spaces of communication and scientific and academic collaboration on International Law and impact of the action in the cases involving the country in the jurisprudence of regional system of Human Rights Humans. In the end, it will be sought to verify if these characters of the action of Brazilian international jurists can be interpreted as possessing a collective sense of purpose and, thus, characterizing an Invisible School among the professional community of International Law in Brazil.
 
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3487722_Tese_Parcial.pdf (782.21 Kbytes)
Data de Publicação
2020-09-28
 
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