• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2017.tde-27082020-214543
Documento
Autor
Nombre completo
Jefferson Rodrigo do Nascimento
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Ferreira Junior, Geraldo Miniuci (Presidente)
Meirelles, Elizabeth de Almeida
Badin, Michelle Ratton Sanchez
Costa, José Augusto Fontoura
Ventura, Deisy de Freitas Lima
Título en portugués
Escola invisível nos trópicos: a comunidade brasileira de Direito Internacional Público
Palabras clave en portugués
Comunidade brasileira de Direito Internacional
Consultores jurídicos
Ensino jurídico
Juristas internacionais
Sistema interamericano de Direitos Humanos
Resumen en portugués
Esta Tese defende que juristas internacionais brasileiros constituem uma comunidade acadêmico-profissional dotada de elementos identificadores e específicos da matéria. Utilizando a metáfora de Oscar Schachter ("Escola Invisível de juristas internacionais") para descrever a comunidade profissional de Direito Internacional - que, dedicada a um projeto intelectual comum no plano acadêmico e profissional, seria dotada de influência decisiva em esferas de governo - serão analisados alguns elementos da atuação de juristas internacionais brasileiros, visando aferir a influência recíproca da atividade acadêmica nos canais oficiais do Estado, espaços de comunicação e colaboração científica e acadêmica sobre Direito Internacional e impacto da atuação em demandas envolvendo o país na jurisprudência de sistema regional de Direitos Humanos. Ao final, buscar-se-á verificar se esses caracteres da atuação de juristas internacionais brasileiros podem ser interpretados como possuidores de um senso coletivo de propósito e, assim, caracterizando uma Escola Invisível dentre a comunidade profissional de Direito Internacional no Brasil.
Título en inglés
Invisible school in the tropics: Brazilian community of Public International Law
Palabras clave en inglés
Brazilian community of International Law
Inter-American Human Rights System
International lawyers
Legal advisers
Legal education
Resumen en inglés
This thesis argues that Brazilian international lawyers constitute an academic-professional community with recognizable and characteristic elements. Using the metaphor of Oscar Schachter ("Invisible School of International Lawyers") to describe the professional community of International Law - which, given a common academic and professional intellectual project, would have decisive influence in spheres of government - will be analyzed elements of the work of Brazilian international lawyers, aiming to gauge the reciprocal influence of academic activity in the official channels of the State, spaces of communication and scientific and academic collaboration on International Law and impact of the action in the cases involving the country in the jurisprudence of regional system of Human Rights Humans. In the end, it will be sought to verify if these characters of the action of Brazilian international jurists can be interpreted as possessing a collective sense of purpose and, thus, characterizing an Invisible School among the professional community of International Law in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3487722_Tese_Parcial.pdf (782.21 Kbytes)
Fecha de Publicación
2020-09-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.