• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2023.tde-21082023-162621
Document
Auteur
Nom complet
Bernardo Assef Pacola
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Verissimo, Marcos Paulo (Président)
Araujo, Cicero Romao Resende de
Mendes, Conrado Hubner
Reis, Luciana Silva
Titre en portugais
Diálogo, deliberação e deferência: o desempenho deliberativo do parlamento como parâmetro para autocontenção judicial
Mots-clés en portugais
Controle de constitucionalidade
deliberação
direito constitucional
poder legislativo
separação de poderes
Resumé en portugais
Parlamentos não são atualmente entendidos como instituições deliberativas, por mais que diversos elementos de sua estrutura institucional estejam voltados, ao menos em sua concepção, a viabilizar a discussão pública de propostas legislativas. Esse entendimento não é infundado: parlamentos de fato enfrentam limitações consideráveis à deliberação, especialmente as decorrentes do partidarismo e da competição eleitoral. Apesar disso, a teoria do diálogo institucional de Conrado Hübner Mendes atribui ao parlamento um ônus deliberativo, condicionando sua legitimidade para decidir sobre questões constitucionais controvertidas à maximização do seu desempenho deliberativo entendido como a medida da sua aproximação do ideal colocado por teorias da democracia deliberativa. Sua teoria também defende que a corte constitucional deve ser responsiva ao desempenho deliberativo do parlamento, modulando a intensidade do controle de constitucionalidade na medida deste desempenho. Partindo desse arcabouço teórico, a dissertação se propõe a construir parâmetros de avaliação do desempenho deliberativo de parlamentos. Isso implica delimitar uma função específica para parlamentos na realização do ideal da democracia deliberativa, que constitui o cerne do desempenho deliberativo de parlamentos, o que não pode ignorar as limitações existentes sobre o potencial deliberativo dessas instituições, sob pena de tornar o argumento excessivamente idealista. Com base nessa adaptação do conceito de desempenho deliberativo para o contexto institucional de parlamentos, propõe-se critérios que permitam que a corte constitucional avalie, como parte de um juízo de autocontenção no controle de constitucionalidade, a qualidade do exercício, pelo parlamento, da sua função deliberativa.
Titre en anglais
Dialogue, deliberation and deference: the deliberative performance of parliament as a criterion for judicial self-restraint
Mots-clés en anglais
Constitutional law
deliberation
judicial review
legislative branch
separation of powers
Resumé en anglais
Parliaments are not currently understood as deliberative institutions, even though several elements of their institutional structure are aimed, at least in their conception, at enabling public discussion of legislative proposals. This understanding is not unfounded: parliaments do face considerable limitations on deliberation, especially those arising from partisanship and electoral competition. In spite of this, Conrado Hübner Mendes dialogue theory assigns parliament with a deliberative task, conditioning its legitimacy to decide on constitutional issues to the maximization of its deliberative performance understood as the measure of its approximation to the ideal put forth by theories of deliberative democracy. Hübner Mendes also defends that the constitutional court must be responsive to the deliberative performance of parliament, modulating the intensity of judicial review according to that performance. Based on this theoretical framework, the dissertation proposes criteria for the evaluation of the deliberative performance of parliaments. This implies delimiting a specific role for parliaments in realizing the ideal of deliberative democracy, which provides the core of the deliberative performance of parliaments, without ignoring the limitations of the deliberative potential of these institutions, which would lead to an unduly idealistic argument. Based on this adaptation of the concept of deliberative performance to the institutional context of parliaments, the dissertation proposes criteria that allow the constitutional court to assess, as part of a deference doctrine, how well parliament exercises its deliberative function.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
9355191MPO.pdf (353.87 Kbytes)
Il ya retenu fichier en raison d'exigences (publication de données, des brevets ou droits).
Date de Libération
2025-04-14
Date de Publication
2023-08-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.