• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2017.tde-11122020-000537
Documento
Autor
Nombre completo
João Pedro da Silva Paro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Ranieri, Nina Beatriz Stocco (Presidente)
Silva, Teresa Roserley Neubauer da
Nalini, José Renato
Ramos, Elival da Silva
Título en portugués
Panorama da atuação da Procuradoria Geral do Estado em relação aos processos judiciais sobre educação no Estado de São Paulo - 2004/2016
Palabras clave en portugués
Direito à educação -- Brasil
Ensino fundamental -- Brasil
Matrícula escolar -- Brasil
Políticas públicas -- Brasil
Procuradoria -- Brasil
Resumen en portugués
A Constituição Federal de 1988 coloca o direito à educação como direito de todos. Assim, nos termos do artigo 6º, Título II, Capítulo II da Carta Magna, o direito à educação é acolhido no rol dos Direitos e Garantias Fundamentais. São, portanto, vinte e cinco anos de democracia com a participação intensa de diversos atores institucionais e sociais, dentre eles a Procuradoria Geral do Estado e o próprio poder Judiciário no controle judicial de políticas públicas. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo principal investigar e analisar os processos judiciais que tramitaram no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entre os anos de 2004 e 2016 relacionados com matrículas no Ensino Fundamental, para obtenção de um panorama sobre o tema a partir do banco de dados fornecido pelo sistema PGE.NET. O estudo envolveu análise do marco teórico do direito à educação, e do quadro empírico dos processos por métodos qualitativos e quantitativos. Como resultado da pesquisa, emerge a proposição de uma efetiva revisão da Deliberação n. 73/2008 e deliberações subsequentes do Conselho Estadual de Educação que tratam do tema, a fim de repensar os custos públicos assumidos, já que se constatou que os alunos de colégios privados, munidos de decisões judiciais, têm realizado um bypass na regulamentação do corte etário para entrada no Ensino Fundamental em relação à deliberação do CCE.
Título en inglés
An overview of the work of the State Attorney General's Office relating to judicial processes on education in the State of São Paulo - 2004/2016
Palabras clave en inglés
Age cut-off
Elementary school Enrollment
Public policies
Right to education
State Attorney General's Office
Resumen en inglés
The Brazilian Constitution of 1988 places the right to education as a right of everyone. Hence, under Article 6, Title II, Chapter II of the Constitution, the right to education is included on the list of Fundamental Rights and Guarantees. Therefore, there have been twenty-five years of democracy with intense participation of various institutional and social actors, including the State Attorney General's Office and the Judiciary itself, in the judicial control of public policies. In this regard, the primary aim of this study was to research and analyze the lawsuits that were being processed in the São Paulo State Judiciary between 2004 and 2016 relating to Elementary School enrollment, in order to obtain an overview on this subject based on the database provided by the PGE.NET system. The study involved analyzing the theoretical framework of the right to education, and the empirical framework of the lawsuits through qualitative and quantitative methods. As a result of the research, a proposal has emerged for an effective revision of Deliberation 73/2008 and subsequent rulings of the State Board of Education (CEE) that deal with the matter, in order to rethink the public costs assumed, since it was found that private school students, armed with judicial decisions, have managed to by-pass regulations on the cut-off age for entry into Elementary School in relation to the decision of the CEE.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.