• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2018.tde-30082017-133732
Documento
Autor
Nome completo
Caio Rioei Yamaguchi Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Massonetto, Luís Fernando (Presidente)
Bercovici, Gilberto
Paulani, Leda Maria
Título em português
Dependência tecnológica e financiamento à inovação: entre a teoria do subdesenvolvimento em Celso Furtado e o regime de acumulação predominantemente financeiro
Palavras-chave em português
Economia política
Tecnologia e financiamento
Teoria do subdesenvolvimento
Teoria do valor
Resumo em português
Esta dissertação propõe uma reflexão para a interpretação do Direito Econômico e da Política Econômica a partir do registro da Economia Política. Tem como tema central a produção de tecnologia, trabalhada por três perspectivas: a Teoria do Valor, a partir da obra de David Harvey; a Teoria do Subdesenvolvimento, de Celso Furtado; e o regime de acumulação financeirizado, que reúne diversos autores. A abordagem procura demonstrar a dinâmica de desenvolvimento capitalista e o impacto sobre a produção de tecnologia, notadamente o financiamento à inovação. Serve para problematizar os esforços estatais brasileiros no contexto das finanças mundialmente integradas. Ocupa-se do período histórico pós 1945, e dedica especial atenção aos eventos históricos desencadeados a partir da década de 1970, que reconfiguram os circuitos de valorização do capital para uma esfera financeira mundialmente integrada e que alteram o funcionamento dos aparatos estatais de promoção da economia.
Título em francês
La dépendance technologique et le financement de l'innovation: entre la théorie du sous-développement de Celso Furtado et le régime d'accumulation principalement financier.
Palavras-chave em francês
Économie politique
Technologie et financement
Théorie de la valeur
Théorie du Sous-développement
Resumo em francês
Cette dissertation propose une réflexion sur l'interprétation du Droit Économique et de la Politique Économique dans l'enregistrement de l'Économie Politique. Il a comme centre de la discussion la production de technologie, conçue par trois points de vue : la Théorie de la Valeur, enregistrée dans l`oeuvre de David Harvey ; la Théorie de Sous-développement de Celso Furtado ; et le régime d'accumulation financiarisé, qui réunit plusieurs auteurs. L'approche cherche à montrer la dynamique du développement capitaliste et l'impact sur la production de la technologie, notamment le financement de l'innovation. La recherche sert à problématiser les efforts de l'État brésilien dans le cadre de la finance mondiale intégrée. Il trait de la période historique après 1945, et accorde une particulière attention aux événements historiques déclenché à partir des années 1970, la reconfiguration des circuits de valorisation du capital pour une sphère financière intégrée à l'échelle mondiale, ce qui altère le fonctionnement des appareils de l'Etat pour promouvoir l'économie.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.