• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2021.tde-13072022-101205
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Medeiros de Lima
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Torres, Heleno Taveira (Président)
Ferreira, Pedro Fernando de Almeida Nery
Nascimento, Bruno Dantas
Scaff, Fernando Facury
Titre en portugais
O controle quantitativo da dívida pública federal no Estado Democrático de Direito
Mots-clés en portugais
Direito Comparado -- Brasil; Europa; Colômbia
Direito Financeiro
Dívida pública
Estado Democrático de Direito
Política fiscal
Princípio constitucional
Responsabilidade fiscal
Resumé en portugais
Este trabalho analisa o controle normativo da dívida pública federal brasileira, com enfoque em seu aspecto quantitativo ou, em outros termos, no controle normativo da evolução do estoque de dívida. O faz em vista de suas bases constitucionais (sendo a principal delas a previsão de um limite de dívida), do regime jurídico posto (do dito regime jurídico fiscal e de suas regras fiscais) e de experiências estrangeiras correlatas, à luz do princípio do Estado Democrático de Direito. Este é tomado como parâmetro juspositivo de análise, em seu conteúdo normativo sob a ordem constitucional brasileira, cuja perfeita compreensão, no entanto, não prescinde da investigação de sua construção histórica e de seu núcleo axiológico, ainda que um tanto indeterminado e variável no tempo e no espaço. Do Estado Democrático de Direito foram extraídos parâmetros de análise derivados, ou subprincípios, mais específicos e diretamente relacionáveis ao objeto de investigação, notadamente os princípios democrático, de transparência e controle, de sustentabilidade (financeira) e segurança jurídica. O princípio da proporcionalidade, por sua vez, é adotado como instrumento jurídico metodológico de ponderação dos parâmetros, ou valores jurídicos, tangenciados pelos resultados fáticos, efetivos e potenciais, intencionais e não intencionais, associados a diferentes fórmulas normativas. Como subsídio empírico, o trabalho se vale de farta literatura econômica em que são analisados e discutidos os resultados dos variados desenhos normativos, adotados em países e realidades sociais, políticas e macroeconômicas diversas.
Titre en anglais
The quantative control of federal public debt under the Brazilian Democratic State of Law
Mots-clés en anglais
Democratic State of Law
Fiscal legal framework
Fiscal rules
Public debt
Resumé en anglais
The work analyzes the rule-based control of the Brazilian federal public debt, focusing on its quantitative aspect. In other words, it focuses on the rule-based control of the evolution of debt outstanding, in view of its constitutional bases (among those, the provision of a debt limit to be stablished), current legal framework (the so called fiscal legal framework and its fiscal rules) and related foreign experiences. The analysis has the Democratic State of Law principle as key parameter. This last one is considered in its constitutional content under the Brazilian legal system, under a legal positivist approach. Nevertheless, it does not dispense the investigation of its historical construction and axiological nucleus, although somehow indeterminate, variable in time and space. Other parameters of analysis more specific and directly related to the object of investigation are derived from the Democratic State of Law, as its subprinciples, notably the democratic principle, transparency and control, (fiscal) sustainability and legal security. The principle of proportionality is adopted as a legalmethodological instrument for balancing the legal parameters, or values, affected by the multiple factual outcomes of different frameworks, whether effective or potential, intentional or unintentional. As empirical subsidy, the work draws on the vast economic literature in which the results of the various framework designs, adopted in different countries and different social, political and macroeconomic realities, are analyzed and discussed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
10450001MIO.pdf (1.91 Mbytes)
Date de Publication
2022-12-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.