• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-04052021-222320
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Moraes Perez
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
De Lucca, Newton (Presidente)
Dezem, Renata Mota Maciel Madeira
Martins, Guilherme Magalhães
Pfeiffer, Roberto Augusto Castellanos
Título em português
A efetividade dos sistemas de avaliação reputacionais nas economias de compartilhamento
Palavras-chave em português
Comércio eletrônico
Contrato eletrônico
Direto à informação
Proteção ao consumidor
Reputação
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo analisar o efeito e a eventual eficácia dos sistemas de avaliação on-line como construtores da reputação digital, especialmente quanto às economias de compartilhamento. Para tanto, no trabalho analisam-se, a princípio, as diversas concepções das denominadas economias de compartilhamento, com base nas diferentes fontes a respeito do tema. Destaca-se a importância da tecnologia e a forma com que as informações chegam aos consumidores, de modo que o direito/dever de informar assume nova feição nesse cenário de amplo acesso e compartilhamento de opiniões nas redes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para um esclarecimento maior sobre o fenômeno recente das economias de compartilhamento, como forma de acesso a bens e serviços, assim como acerca de outras questões que merecem análises mais aprofundadas, tais como as questões regulatórias de tais atividades, e aquelas referentes ao uso das ferramentas de revisão on-line por parte dos usuários das plataformas digitais.
Título em inglês
The effectiveness of reputational rating systems in sharing economies
Palavras-chave em inglês
Consumer Protection
E-commerce
Electronic contracts
Reputation
Sharing economy
Resumo em inglês
This paper aims to analyze the effect and eventual effectiveness of online evaluation systems as builders of digital reputation, especially regarding sharing economies. Therefore, the paper analyzes, in principle, the different conceptions of the so-called sharing economies, based on the different sources on the theme. The importance of technology and the way information reaches consumers is highlighted, so that the right / duty to inform takes on a new shape in this scenario of wide access and sharing of opinions on networks. It is hoped that the research may contribute to further clarify the recent phenomenon of sharing economies as a means of access to goods and services, as well as other issues that deserve further analysis, such as the regulatory issues of such activities, and those regarding the use of online review tools by users of digital platforms.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-05-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.