• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-04052021-222320
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Moraes Perez
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
De Lucca, Newton (Président)
Dezem, Renata Mota Maciel Madeira
Martins, Guilherme Magalhães
Pfeiffer, Roberto Augusto Castellanos
Titre en portugais
A efetividade dos sistemas de avaliação reputacionais nas economias de compartilhamento
Mots-clés en portugais
Comércio eletrônico
Contrato eletrônico
Direto à informação
Proteção ao consumidor
Reputação
Resumé en portugais
O presente trabalho tem por objetivo analisar o efeito e a eventual eficácia dos sistemas de avaliação on-line como construtores da reputação digital, especialmente quanto às economias de compartilhamento. Para tanto, no trabalho analisam-se, a princípio, as diversas concepções das denominadas economias de compartilhamento, com base nas diferentes fontes a respeito do tema. Destaca-se a importância da tecnologia e a forma com que as informações chegam aos consumidores, de modo que o direito/dever de informar assume nova feição nesse cenário de amplo acesso e compartilhamento de opiniões nas redes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para um esclarecimento maior sobre o fenômeno recente das economias de compartilhamento, como forma de acesso a bens e serviços, assim como acerca de outras questões que merecem análises mais aprofundadas, tais como as questões regulatórias de tais atividades, e aquelas referentes ao uso das ferramentas de revisão on-line por parte dos usuários das plataformas digitais.
Titre en anglais
The effectiveness of reputational rating systems in sharing economies
Mots-clés en anglais
Consumer Protection
E-commerce
Electronic contracts
Reputation
Sharing economy
Resumé en anglais
This paper aims to analyze the effect and eventual effectiveness of online evaluation systems as builders of digital reputation, especially regarding sharing economies. Therefore, the paper analyzes, in principle, the different conceptions of the so-called sharing economies, based on the different sources on the theme. The importance of technology and the way information reaches consumers is highlighted, so that the right / duty to inform takes on a new shape in this scenario of wide access and sharing of opinions on networks. It is hoped that the research may contribute to further clarify the recent phenomenon of sharing economies as a means of access to goods and services, as well as other issues that deserve further analysis, such as the regulatory issues of such activities, and those regarding the use of online review tools by users of digital platforms.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-05-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.