• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2020.tde-04052021-222320
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Moraes Perez
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
De Lucca, Newton (Presidente)
Dezem, Renata Mota Maciel Madeira
Martins, Guilherme Magalhães
Pfeiffer, Roberto Augusto Castellanos
Título en portugués
A efetividade dos sistemas de avaliação reputacionais nas economias de compartilhamento
Palabras clave en portugués
Comércio eletrônico
Contrato eletrônico
Direto à informação
Proteção ao consumidor
Reputação
Resumen en portugués
O presente trabalho tem por objetivo analisar o efeito e a eventual eficácia dos sistemas de avaliação on-line como construtores da reputação digital, especialmente quanto às economias de compartilhamento. Para tanto, no trabalho analisam-se, a princípio, as diversas concepções das denominadas economias de compartilhamento, com base nas diferentes fontes a respeito do tema. Destaca-se a importância da tecnologia e a forma com que as informações chegam aos consumidores, de modo que o direito/dever de informar assume nova feição nesse cenário de amplo acesso e compartilhamento de opiniões nas redes. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para um esclarecimento maior sobre o fenômeno recente das economias de compartilhamento, como forma de acesso a bens e serviços, assim como acerca de outras questões que merecem análises mais aprofundadas, tais como as questões regulatórias de tais atividades, e aquelas referentes ao uso das ferramentas de revisão on-line por parte dos usuários das plataformas digitais.
Título en inglés
The effectiveness of reputational rating systems in sharing economies
Palabras clave en inglés
Consumer Protection
E-commerce
Electronic contracts
Reputation
Sharing economy
Resumen en inglés
This paper aims to analyze the effect and eventual effectiveness of online evaluation systems as builders of digital reputation, especially regarding sharing economies. Therefore, the paper analyzes, in principle, the different conceptions of the so-called sharing economies, based on the different sources on the theme. The importance of technology and the way information reaches consumers is highlighted, so that the right / duty to inform takes on a new shape in this scenario of wide access and sharing of opinions on networks. It is hoped that the research may contribute to further clarify the recent phenomenon of sharing economies as a means of access to goods and services, as well as other issues that deserve further analysis, such as the regulatory issues of such activities, and those regarding the use of online review tools by users of digital platforms.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.