• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.2.2019.tde-02072020-154827
Documento
Autor
Nombre completo
Giovana Félix Teodoro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Carvalho, Vinicius Marques de (Presidente)
Prol, Flávio Marques
Gonçalves, Priscila Brolio
Sant'Ana, Diogo de
Título en portugués
Regulação, Concorrência e Mercado de Mídia no Brasil: A Internet como Porta de Reentrada para o Direito Econômico
Palabras clave en portugués
Concentração econômica
Defesa da concorrência
Internet
Mídia
Regulação
Resumen en portugués
Sob a perspectiva do direito econômico enquanto técnica jurídica capaz de constantes adaptações para disciplinar estruturas econômicas também em transformação, este trabalho propõe a utilização da agenda do direito econômico para a Internet como ponto de partida para a elaboração de uma política econômica para o mercado de mídia brasileiro em sua totalidade, incluindo a "velha" e a "nova" mídia. Ao identificar que os meios de comunicação digitais retomam e reforçam desafios de adaptabilidade que tanto o direito antitruste quanto a intervenção regulatória tiveram dificuldade de superar já no contexto da mídia tradicional, a pesquisa busca demonstrar como soluções compartilhadas para o enfrentamento da concentração econômica na mídia e na Internet no Brasil podem ser elaboradas a partir da experimentação e da reformulação de paradigmas jurídicos de acordo com especificidades comuns a esses mercados, como a dificuldade de delimitar mercados relevantes, a complexidade do conceito de bem-estar do consumidor diante da relevância democrática do acesso à informação e do pluralismo de ideias, as dinâmicas de "preço-zero" e a necessidade de contar com um aparato normativo flexível o suficiente para que o interesse público prevaleça sobre o poder econômico privado concentrado que se reinventa e se perpetua em movimentos cíclicos no setor. A partir de tais sobreposições entre as demandas da Internet e do sistema de mídia como um todo para a aplicação eficaz do direito econômico e de seu potencial transformador, o trabalho conclui que a Internet permite não apenas a atualização do debate sobre a disciplina estatal das estruturas econômicas do mercado de mídia brasileiro, como também oferece uma janela de oportunidade singular para que o direito econômico reafirme sua posição dialética e relevante em face do mercado de mídia que, até aqui, se consolidou à revelia da elaboração de uma política econômica para as comunicações no Brasil.
Título en inglés
Regulation, Competition and Media Markets in Brazil: The Internet as a Reopened Door to Economic Law
Palabras clave en inglés
Competition law
Economic concentration
Internet
Media
Regulation
Resumen en inglés
Based on the idea of economic law as a legal tool capable of continuous adaptation in order to rule over economic structures which are also in transformation, this dissertation suggests using the economic law agenda for the Internet as starting point for conceiving a political economy for the Brazilian market as a whole, comprising both the "old" and the "new" media. As it identifies that digital media outlets reinstate and reinforce the adaptability challenges that both antitrust and economic regulation have struggled to overcome in the context of traditional media, the research aims to demonstrate how shared solutions to face economic concentration in the media and in the Internet in Brazil can be articulated from experimentation strategies and based on the reformulation of legal paradigms according to the specificities that are common to both environments, such as the difficulty of defining relevant markets, the complexity of the consumer welfare standard given the democratic relevance of access to information and pluralism, zero-price market dynamics, and the need to have a legal framework that is flexible enough to allow the public interest to prevail over the concentrated (private) economic power that reinvents and perpetuates itself in cyclical patterns within the media industry. Based on such overlapping requirements of the Internetbased media and the media outlets in general to allow an effective application of economic law and the fulfillment of its transformative potential, the dissertation concludes that the Internet not only triggers an updated debate of media policy in the Brazilian context, but also offers a unique window of opportunity for economic law to reaffirm its dialectic and relevant role in shaping the economic configuration of the Brazilian media market which, thus far, has established itself in complete disregard of any kind of meaningful policymaking effort to create a political economy plan for communications in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-07-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.