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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2023.tde-04042023-140118
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Postingel Falcetti
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Gómez, Luben Cabezas (Président)
Gasche, Jose Luiz
Lacerda, Jônatas Ferreira
Titre en portugais
Desenvolvimento de modelo computacional para simulação de partida e tombamento de compressores alternativos
Mots-clés en portugais
compressor alternativo
modelo computacional
partida
tombamento
Resumé en portugais
Os compressores alternativos são amplamente aplicados em sistemas de refrigeração. Este componente é submetido a diferentes cargas durante seu funcionamento e o motor elétrico usado deve ser capaz de fornecer torque suficiente para o seu adequado funcionamento. Durante a partida, o compressor é submetido à variações de pressão do sistema, podendo sofrer falha de partida ou mesmo o tombamento. Ambos fenômenos são estudados neste trabalho através de um modelo computacional proposto para compressores alternativos. Uma metodologia para determinação da curva de tombamento de compressores e partida de compressores é proposta. Os resultados obtidos apresentam boa capacidade de determinação da curva de tombamento, com erros médios por volta de 3.3% em relação aos dados experimentais. Os resultados de partida do modelo mostram uma tendência de superestimar a aceleração do mecanismo, quando comparados com dados experimentais. Entretanto, o modelo possui boa correlação para condição estável logo após a partida.
Titre en anglais
Development of computational model to simulate the starting and stall of reciprocating compressors
Mots-clés en anglais
computational model
reciprocating compressor
stall
start-up
Resumé en anglais
Reciprocating compressors are widely applied in refrigeration systems. This component is subjected to different loads during operation and the applied electric motor must be capable of providing sufficient torque for proper operation. During start-up, the compressor is subjected to system pressure variation, and can suffer start-up or stall failures. Both phenomena are studied in this work through a computational model proposed for reciprocating compressors. A methodology for determining compressor stall curve and compressor starting is proposed. The obtained results show a good capability to determine the stall curve, with average errors around 3.34% in relation to the experimental data. The results of the start-up model show a tendency to overestimate the acceleration when compared to experimental data. However, the model provides good correlation for stable condition right after start-up.
 
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Date de Publication
2023-04-11
 
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