• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2023.tde-30082023-162955
Documento
Autor
Nombre completo
Jadiel Aguiar e Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Massabni, Vânia Galindo (Presidente)
Gentil, Daniel Felipe de Oliveira
Lastória, Andrea Coelho
Título en portugués
Germinação do feijão: sustentabilidade e alfabetização científica por meio de uma sequência didática
Palabras clave en portugués
ensino de Ciências
germinação do feijão
validação de sequência didática
Resumen en portugués
Esta pesquisa busca contribuir com o resgate e o aprimoramento do uso didático do experimento de germinação do feijão, que consiste em colocar uma ou mais sementes de feijão sobre um pedaço de algodão e acompanhar o processo germinativo. Além disto, trabalhar temas como insegurança alimentar e produção sustentável de alimentos no ensino de Ciências, é um modo de formar cidadãos conscientes de seu papel em pensar na transição para sociedades sustentáveis. O objetivo foi propor uma sequência didática (SD) que aborda o experimento de germinação do feijão, baseada na alfabetização científica e validar a SD junto a pesquisadores da área de Ciências, professores de Ciências e alunos dos oitavos anos dos anos finais do Ensino Fundamental. Metodologia: foi elaborada uma SD com cinco aulas, a qual foi validada em um grupo de pesquisadores. Também foram realizadas entrevistas com seis professores de escolas, para avaliarem a SD com o intuito de ajustes à prática. Notou-se que a entendimento dos entrevistados pouco contemplava a alfabetização científica e a construção do conhecimento, embora valorizassem a SD por apresentar atividades práticas com as sementes de feijão, entre outras. Após as fases anteriores, a SD foi realizada em duas escolas (A e B), em uma atividade prática, de caráter mais exploratória das sementes de feijão, boa parte dos alunos entendeu e buscou conhecimentos durante a aula e outros ainda pareciam necessitar de aulas mais direcionadas. Por fim, em ambas as escolas os alunos avaliaram bem a SD e puderam expressar, em desenhos e questionário, mudanças na visão de Ciência e compreensão do tema.
Título en inglés
Bean germination: sustainability and scientific literacy through a didactic sequence
Palabras clave en inglés
bean germination
didactic sequence validation
Science teaching
Resumen en inglés
This research seeks to contribute to the rescue and improvement of the didactic use of the bean germination experiment, which consists of placing one or more bean seeds on a piece of cotton and following the germination process. In addition, working on topics such as food insecurity and sustainable food production in Science teaching is a way to train citizens who are aware of their role in thinking about the transition to sustainable societies. The objective was to propose a didactic sequence (SD) that addresses the bean germination experiment, based on scientific literacy and to validate the DS with researchers in the area of Science, Science teachers and students of the eighth years of the final years of Elementary School. Methodology: an SD with five classes was elaborated, which was validated in a group of researchers. Interviews were also conducted with six school teachers to assess the DS with the aim of making adjustments to practice. It was noted that the understanding of the interviewees did not contemplate scientific literacy and the construction of knowledge, although they valued DS for presenting practical activities with bean seeds, among others. After the previous phases, the SD was carried out in two schools (A and B), in a practical activity, of a more exploratory nature of bean seeds, a good part of the students understood and sought knowledge during the class and others still seemed to need classes more targeted. Finally, in both schools, students evaluated DS well and were able to express, in drawings and a questionnaire, changes in their view of Science and understanding of the theme.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.