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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2023.tde-28082023-090022
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Arantes dos Santos Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Parra, Kenia Naara
Groote, Jean Jacques Georges Soares de
Título en portugués
Cultura Maker e educação sustentável nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo da motivação em interface com BNCC e ODS
Palabras clave en portugués
aprendizado de ciências
educação para a sustentabilidade
interdisciplinaridade
Teoria da Autodeterminação
Resumen en portugués
As mudanças climáticas do Planeta Terra nos fazem repensar a forma de ser e estar no mundo. É urgente a necessidade de tomarmos medidas transformadoras, respeitando os limites da capacidade regenerativa da biosfera terrestre. Neste sentido, este estudo buscou sensibilizar as crianças para o desenvolvimento sustentável, como prevê as metas da Agenda 2030 da ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Para tanto, tornou-se imprescindível articular saberes voltados à prática pedagógica no ensino de ciências, desenvolver conhecimentos científicos e metodológicos de ensino por intermédio da cultura Maker, vislumbrando as competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um estudo investigativo sobre a motivação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas para o aprendizado de ciências, apoiando-se na Teoria da Autodeterminação e recorrendo às práticas de atividades Maker. Com esse propósito, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Pirassununga, no estado de São Paulo. Aplicou-se um "Guia de Atividades Maker", o qual é o produto educacional desta pesquisa, que contempla o material didático do aluno, imagens, vídeos informativos e vídeos tutoriais autorais. Para a coleta dos dados da pesquisa foram utilizados os experimentos contidos no guia (barquinho e carrinho) e o questionário IMI (Inventário de Motivação Intrínseca). Para a triangulação dos dados, também foi utilizado o experimento da maquete de casa sustentável e um questionário, ambos presentes no guia. Este estudo de caso, sob os aspectos qualitativos, envolveu o levantamento bibliográfico, ocupando-se da observação e interpretação dos dados e, sob os aspectos quantitativos, aplicando-se os métodos de estatística descritiva e estudo das médias para a análise dos questionários de motivação. Como resultado, os dados obtidos por meio dos questionários IMI indicaram o interesse dos participantes na realização dos experimentos, sugerindo que estas são atividades lúdicas. As ilustrações dos experimentos e os relatos dos participantes apresentaram os conceitos de desenvolvimento sustentável explorado durante a pesquisa. Considera-se, portanto, que as atividades Maker demonstraram ser interessantes e significativas para o aprendizado de ciências, sobretudo, no ensino para o desenvolvimento sustentável.
Título en inglés
Maker culture and sustainable education in the early years of elementary school: a study of motivational interface with NBCC and SDGs
Palabras clave en inglés
education for sustainability
interdisciplinarity
science learning
Self-Determination Theory
Resumen en inglés
Climate changes on Planet Earth make us rethink the way of being in the world. There is an urgent need to take transformative measures, respecting the limits of the Earth's biosphere's regenerative capacity. In this sense, this study seeks to sensitize children to sustainable development, as envisaged by the goals of the UN Agenda 2030 through the Sustainable Development Goals (SDGs) and Education for Sustainable Development (SDS). To this end, it is essential to articulate knowledge aimed at pedagogical practice in science learning, to develop scientific and methodological knowledge of teaching through the Maker culture, envisioning the competencies established in the Common National Curricular Base (BNCC). The main objective of this research was to develop an investigative study on the motivation of students in the 5th year of elementary education in public schools to teach science, based on the SelfDetermination Theory and resorting to the practices of Maker activities. With this purpose, the research was developed in a school in the municipality of Pirassununga, in the state of São Paulo. A Maker Activity Guide was applied, which is the educational product of this research, which includes the student's didactic material, images, informative videos and authorial tutorial videos. For the collection of research data, the experiments contained in the guide (boat and cart) and the IMI questionnaire (Intrinsic Motivation Inventory) were used. For data triangulation, the sustainable house model experiment and a questionnaire were also used, both present in the guide. This case study, which deals with the qualitative aspects, which involved the bibliographical survey, dealing with the observation and interpretation of data, and under the quantitative aspects, applying descriptive statistics methods and study of averages for the analysis of the questionnaires of motivation. As a result, the data obtained through the IMI questionnaires indicated the participants' interest in carrying out the experiments, suggesting that these are playful activities. The illustrations of the experiments and the participants' reports presented the concepts of sustainable development explored during the research. It is considered, therefore, that the Maker activities proved to be interesting and significant for science learning, especially in teaching for sustainable development.
 
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Fecha de Publicación
2023-08-29
 
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