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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-28032022-105820
Documento
Autor
Nome completo
Joana Beatriz Bellas Frankin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Massabni, Vânia Galindo (Presidente)
Costa, Valéria Sandra de Oliveira
Rumenos, Níjima Novello
Título em português
O Ludo Ambiental como recurso didático para o ensino de Ciências
Palavras-chave em português
Jogo de tabuleiro
Jogos didáticos
Meio ambiente
Resumo em português
O uso de jogos didáticos pode ser uma alternativa para abordar os conhecimentos de forma dinâmica e divertida para os estudantes em sala de aula, uma vez que eles são um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem dos estudantes. Tendo isso em vista, o presente trabalho estudou o processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo didático que tem como público-alvo alunos de Ensino Fundamental II e 5º Ano do Fundamental I e visa trabalhar conteúdos conceituais, atitudinais, procedimentais e factuais sobre o meio ambiente fundamentados no referencial teórico de Antoni Zabala. Atualmente, o currículo escolar é norteado, no Brasil, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim esta se torna imprescindível para a orientação e elaboração de atividades pelos professores, o recurso elaborado a utilizou como ponto de partida para a elaboração de seu aspecto didático. O jogo construído com base nos estudos e levantamentos da presente pesquisa utilizou como base o formato "Ludo", para isto foi realizada a adaptação do tabuleiro, bem como, da forma de jogar realizando a inclusão das tipologias de conhecimentos através de casas e cartas especiais que trouxeram perguntas e situações condicionando o avanço no tabuleiro. Foram elaboradas duas versões do jogo, uma física e outra virtual confeccionada através do uso de uma apresentação de slides. Os materiais foram disponibilizados ao público através de um site elaborado exclusivamente para este propósito. A avaliação do jogo foi realizada utilizando a versão virtual e ocorreu com licenciandos de Ciências Agrárias e um mestrando em Ensino de Ciências Ambientais em uma reunião feita à distância. A coleta de dados foi realizada através de observação participante e da aplicação de questionário. Pode-se observar que os avaliadores conseguiram identificar elementos da proposta educativa do jogo e que ele é funcional, também, favorece ao trabalho em equipe e aborda adequadamente a temática ambiental para a faixa etária a que se propôs, enquanto coloca o professor em uma posição de condutor da atividade. Concluiu-se, então, que os objetivos da pesquisa foram atingidos e recomenda-se a avaliação do jogo, em outros estudos, em contextos reais de ensino.
Título em inglês
Ludo Ambiental as a didactic resource for Science teaching
Palavras-chave em inglês
Board games
Educational games
Environment
Resumo em inglês
The use of educational games can be an alternative to approach knowledge in a dynamic and fun way for students in the classroom, since they are a didactic resource that can facilitate student learning. Therefore, This research studied the development process and evaluation of an educational game that has Elementary School students as its target audience and aims to work on concepts, procedures, attitudes and facts about the environment based on the theoretical framework of Antoni Zabala. Currently in Brazil, the school curriculum is guided by the Common National Curriculum Base (BNCC). In order to adjust the game to the curriculum developed by the teachers, the game considered the BNCC study and it's alignment in order to elaborate the questions in the game. The game used the 'Ludo' format as it's basis and adapted the board, as well as the way of playing, including the types of knowledge through board slots and special cards that impact on the advance of the match. Two versions of the game were created, one physical game and a virtual one, the elaborated material wereas also made available to the public through a website created exclusively for this purpose. The evaluation of the virtual game took place with undergraduate and graduate students in a remote meeting, the data was obtained through observation and a questionnaire. As for the results, it could be seen that the evaluators were able to identify elements of the educational proposal of the game and, that it is functional. It was also noted that it and favors teamwork between students and addresses the environmental theme for the age group proposed while putting the teacher as the conductor of the game. Thus it can be said that the research objectives were achieved and further evaluation of the game is recommended, in other studies, in real teaching contexts.
 
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Data de Publicação
2022-03-28
 
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