• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-25012021-122324
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Redondo Mendes de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Maria Olimpia de Oliveira (Presidente)
Cavalcante, Katia Viana
Kasseboehmer, Ana Claudia
 
Título em português
Contextualização e prática: subsídios à aprendizagem de química a partir de aulas de campo
Palavras-chave em português
Aulas de Campo
Currículo Ensino de Química- São Paulo
Ensino de Ciências Ambientais
Ensino de Química
Pedagogia da Presença
Sítio São João
Resumo em português
A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades para favorecer a aprendizagem de Química por meio de aulas de campo no Sítio São João, compreendido como um "laboratório ao ar livre", tendo como tema a percepção da água, tipos de solos e seu manejo, biodiversidade, alimentação saudável, importância da floresta para a agricultura; demanda bioquímica de oxigênio (DBO); sistema de horta agroflorestal e horticultura convencional. Os sujeitos da pesquisa são estudantes da única escola pública do município de Torrinha - SP, na faixa etária de 15 e 16 anos, provenientes da zona urbana e rural. As atividades foram elaboradas para e com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Química, de acordo com a regulamentação da grade curricular do estado de São Paulo para o ensino médio. A técnica escolhida foi a pesquisa ação, constituída por visita ao sítio, e posterior aplicação de questionário para verificação da aprendizagem do aluno. Foram aplicados dois questionários (testes e questões objetivas). O primeiro foi para avaliar os conhecimentos prévios dos educandos sobre os temas abordados durante a visita ao Sítio São João. O segundo questionário avaliou o aprendizado depois da visita. Os questionários aplicados foram fundamentados nos temas e nas atividades vivenciadas durante a visita ao sítio. Os resultados obtidos mostram que houve uma melhora significativa no aprendizado, favorecendo a construção do conhecimento integral com a integração dos conteúdos curriculares envolvidos. A cartilha, produto educacional gerado, visa auxiliar os professores do estado de São Paulo que ministram aulas na área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, no ensino médio, especificamente a disciplina de química, a contextualizarem os conteúdos contemplados pelo Currículo do estado de São Paulo, a partir de visitas ao Sítio São João.
 
Título em inglês
Contextualization and practice: subsidies for learning Chemistry from field classes
Palavras-chave em inglês
Chemistry Teaching
Chemistry Teaching Curriculum- São Paulo
Environmental Science Teaching
farm São João
Field Lessons
Presence Pedagogy
Resumo em inglês
This research aimed to develop activities to favor the learning of Chemistry through field classes at farm São João, understood as an "open-air laboratory", with the theme of water perception, soil types and their management, biodiversity, healthy food, the importance of the forest for agriculture; biochemical oxygen demand (BOD); system of agroforestry and conventional horticulture. The research subjects are students from the only public school in the municipality of Torrinha - SP, aged between 15 and 16 years, from the urban and rural areas. The activities were designed for and with students of the 2nd grade of High School, in the discipline of Chemistry, according to the regulation of the curriculum of the state of São Paulo for high school. The chosen technique was action research, consisting of visiting the site, and subsequently applying a questionnaire to verify the student's learning. Two questionnaires (tests and objective questions) were applied. The first was to assess the students' prior knowledge on the topics covered during the visit to farm São João. The second questionnaire assessed learning after the visit. The questionnaires applied were based on the themes and activities experienced during the visit to the site. The results obtained show that there was a significant improvement in learning, favoring the construction of comprehensive knowledge with the integration of the curricular contents involved. The booklet, an educational product generated, aims to help teachers in the state of São Paulo who teach classes in the area of Natural Sciences and Its Technologies, in high school, specifically the discipline of chemistry, to contextualize the contents contemplated by the Curriculum of the state of Paulo, from visits to farm São João.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.