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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-23032022-091732
Documento
Autor
Nombre completo
Marcia Regina Balbino Salla
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini (Presidente)
Labarce, Eliane Cerdas
Maria, Carolina José
Título en portugués
Chuva: um evento e múltiplas aprendizagens
Palabras clave en portugués
Água
Aprendizagem Centrada em Eventos
Chuva
CTSA
Material Didático
Resumen en portugués
A presente pesquisa utiliza a estratégia didática Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE) como base para a elaboração de uma Sequência Didática, produto do mestrado profissional, que focaliza como evento principal a chuva, com o objetivo de analisar as contribuições dessa abordagem e material para favorecer um ensino mais contextualizado, das Ciências Ambientais, especificamente no que diz respeito à temática água como conteúdo curricular na Educação Básica. A construção do material, de caráter interdisciplinar, se fundamenta na perspectiva Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), contemplando os eixos estruturantes e indicadores da Alfabetização Científica, as orientações contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a escolha dos objetos de conhecimento, e sugestões de materiais que possam favorecer a aplicação da didática multissensorial como proposta educacional, visando potencializar as formas de aprendizagem e a inclusão de pessoas com deficiência. A escolha da estratégia justifica-se pela hipótese de que esta possa servir tanto como motivadora quanto facilitadora da aprendizagem. Já o evento chuva foi escolhido por seu potencial no trabalho com a dimensão científica, e dos diferentes aspectos que se inter-relacionam. Para a pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos: apresentação de um minicurso focalizando a SD produzida, em um evento online, com a aplicação de um questionário, que contou com a participação de 75 respondentes, servindo ao propósito de realizar um pré-teste e coletar dados a respeito do nível de conhecimento do público com relação a ACE e CTSA, possibilitando adequar o grau de explanação que estas deveriam ter no material da SD, e de investigar a aceitação do evento chuva selecionado para o desenvolvimento da a temática água; aplicação de um questionário diagnóstico e apresentação da SD a licenciandos de Ciências Biológicas, através de um vídeo explicativo, e a professores de Charqueada/SP atuantes em diferentes modalidades/níveis de ensino em uma atividade formativa síncrona, realizada através do Google Meets; após a atividade formativa, através dos endereços de e-mail os 31 participantes (licenciandos e professores) receberam o link para conhecer o protótipo da SD e também o link para um questionário avaliativo do material a fim de verificar sua aplicabilidade e contribuição para o ensino das Ciências Ambientais, permitindo sua adequação. Os dados foram analisados à luz dos referenciais teóricos de forma qualitativa. Os resultados apontaram para a necessidade de fortalecimento, na formação inicial e continuada de professores, da perspectiva CTSA e das estratégias didáticas a ela atreladas, em especial da ACE, que pode ser considerada eficaz para os processos de ensino e aprendizagem dentro desta perspectiva, contribuindo para discussões a respeito de materiais para o Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica. Considera-se que a estratégia pode facilitar as práticas de ensino que visem maior contextualização, interdisciplinaridade e significância.
Título en inglés
Rain: an event and multiple learning
Palabras clave en inglés
Courseware
Event-Centered Learning
Rain
STSE
Water
Resumen en inglés
This research uses the Event-Centered Learning (ECL) didactic strategy as the basis for the development of a Didactic Sequence, a product of the professional master's degree, which focuses on rain as the main event, in order to analyze the contributions of this approach and material to favor a more contextualized teaching of Environmental Sciences, specifically with regard to the theme of water as a curricular content in Basic Education. The construction of the material, of an interdisciplinary nature, is based on the Science-Technology-Society-Environment (STSE) perspective, contemplating the structuring axes and indicators of Scientific Literacy, the guidelines contained in the Common National Curriculum Base (BNCC), for the choice of objects of knowledge, and suggestions for materials that can favor the application of multisensory didactics as an educational proposal, aiming to enhance the ways of learning and the inclusion of people with disabilities. The choice of strategy is justified by the hypothesis that it can serve both as a motivator and a facilitator of learning. The rain event was chosen for its potential in working with the scientific dimension, and the different aspects that interrelate. For the research, the following procedures were used: presentation of a short course focusing on the SD produced, in an online event, with the application of a questionnaire, which had the participation of 75 respondents, serving the purpose of conducting a pre-test and collecting data regarding the public's level of knowledge regarding ECL and STSE, enabling to adjust the degree of explanation they should have in the SD material, and to investigate the acceptance of the selected rain event for the development of the thematic water; application of a diagnostic questionnaire and presentation of DS to Biological Sciences undergraduates, through an explanatory video, and to teachers from Charqueada/SP working in different modalities/levels of education in a synchronous training activity, carried out through Google Meets; after the training activity, through the e-mail addresses the 31 participants (licensing students and teachers) received the link to learn about the DS prototype and also the link to an evaluation questionnaire of the material in order to verify its applicability and contribution to teaching of Environmental Sciences, allowing its adaptation. Data were analyzed in the light of theoretical references in a qualitative way. The results pointed to the need to strengthen, in initial and continuing teacher education, the STSE perspective and the didactic strategies linked to it, especially the ECL, which can be considered effective for the teaching and learning processes within this perspective, contributing for discussions about materials for the Teaching of Environmental Sciences in Basic Education. It is considered that the strategy can facilitate teaching practices aimed at greater contextualization, interdisciplinarity and significance.
 
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Fecha de Publicación
2022-03-25
 
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