• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-21092021-131253
Document
Auteur
Nom complet
Diego Fernando do Nascimento
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2020
Directeur
Jury
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Président)
Ribeiro, Job Antonio Garcia
Santos, Mariana dos
Titre en portugais
O estudo do meio como metodologia interdisciplinar de educação ambiental: elaboração de material didático sobre o estudo do meio
Mots-clés en portugais
Atividades externas
Aula de campo
Educação transformadora
Meio ambiente
Resumé en portugais
A crescente necessidade de uma prática pedagógica voltada para o ensino dialógico, problematizado, crítico e transformador que estimule a participação do indivíduo nas relações do cotidiano converge com a prática do Estudo do Meio e também demanda uma prática Interdisciplinar e de Educação Ambiental. Considerando este contexto, esta pesquisa busca antes responder as seguintes questões de pesquisa: Como o Estudo do Meio pode ser desenvolvido no ensino? Quais características da Educação Ambiental e da Interdisciplinaridade estão presentes em atividades de Estudo do Meio? Como o Estudo do Meio se relaciona com a Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade? O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um estudo articulado entre Interdisciplinaridade e Educação Ambiental tendo como foco o Estudo do Meio. Os métodos e técnicas que auxiliaram na elucidação das questões de pesquisa foram a Revisão Bibliográfica, a Entrevista Episódica e a Revisão Sistemática. A grande quantidade de dados obtidos foram analisados de acordo com sua natureza, utilizando-se da Análise de Conteúdo e da criação de Categorias, por meio da Triangulação de Métodos. Após a análise dos dados observou-se diversos elementos de convergência entre as três áreas de estudo, mostrando que o Estudo do Meio é uma estratégia viável para o uso em atividades de Educação Ambiental e Interdisciplinares. Os saberes obtidos nessa pesquisa nortearam a elaboração de um material de orientação metodológica voltado para a informação e o incentivo ao uso do Estudo do Meio, principalmente destinado para Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade.
Titre en anglais
The environment study as an interdisciplinary methodology of environmental education: preparation of teaching material on the study of the environment
Mots-clés en anglais
Environment
Fild class
Outdoor activities
Transformative education
Resumé en anglais
The growing need for a pedagogical practice focused on dialogic, problematized, critical and transformative teaching that stimulates the participation of the individual in daily relationships converges with the practice of the Environment Study and also encompasses the need for an Interdisciplinary and Environmental Education practice. Considering this context, this research seeks to answer the following research questions: How can Environmental Studies be developed in teaching? What characteristics of Environmental Education and Interdisciplinarity are present in Environmental Studies activities? How does Environmental Studies relate to Environmental Education and Interdisciplinarity? The objective of this research is to develop an articulated study between Interdisciplinarity and Environmental Education focusing on the Environment Study. The methods and techniques that helped to elucidate the research questions were the Bibliographic Review, the Episodic Interview and the Systematic Review. The large amount of data obtained was analyzed according to their nature, using Content Analysis and the creation of Categories, through the Triangulation of Methods. After data analysis, several elements of convergence between the three areas of study were observed, showing that the Environment Study is a viable strategy for use in Environmental and Interdisciplinary Education activities. The knowledge obtained in this work guided the elaboration of a methodological guidance material focused on information and the encouragement of the use of the Environment Study, mainly focused on Environmental Education and Interdisciplinarity.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-09-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.