• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-21092021-131253
Documento
Autor
Nombre completo
Diego Fernando do Nascimento
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Ribeiro, Job Antonio Garcia
Santos, Mariana dos
Título en portugués
O estudo do meio como metodologia interdisciplinar de educação ambiental: elaboração de material didático sobre o estudo do meio
Palabras clave en portugués
Atividades externas
Aula de campo
Educação transformadora
Meio ambiente
Resumen en portugués
A crescente necessidade de uma prática pedagógica voltada para o ensino dialógico, problematizado, crítico e transformador que estimule a participação do indivíduo nas relações do cotidiano converge com a prática do Estudo do Meio e também demanda uma prática Interdisciplinar e de Educação Ambiental. Considerando este contexto, esta pesquisa busca antes responder as seguintes questões de pesquisa: Como o Estudo do Meio pode ser desenvolvido no ensino? Quais características da Educação Ambiental e da Interdisciplinaridade estão presentes em atividades de Estudo do Meio? Como o Estudo do Meio se relaciona com a Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade? O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um estudo articulado entre Interdisciplinaridade e Educação Ambiental tendo como foco o Estudo do Meio. Os métodos e técnicas que auxiliaram na elucidação das questões de pesquisa foram a Revisão Bibliográfica, a Entrevista Episódica e a Revisão Sistemática. A grande quantidade de dados obtidos foram analisados de acordo com sua natureza, utilizando-se da Análise de Conteúdo e da criação de Categorias, por meio da Triangulação de Métodos. Após a análise dos dados observou-se diversos elementos de convergência entre as três áreas de estudo, mostrando que o Estudo do Meio é uma estratégia viável para o uso em atividades de Educação Ambiental e Interdisciplinares. Os saberes obtidos nessa pesquisa nortearam a elaboração de um material de orientação metodológica voltado para a informação e o incentivo ao uso do Estudo do Meio, principalmente destinado para Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade.
Título en inglés
The environment study as an interdisciplinary methodology of environmental education: preparation of teaching material on the study of the environment
Palabras clave en inglés
Environment
Fild class
Outdoor activities
Transformative education
Resumen en inglés
The growing need for a pedagogical practice focused on dialogic, problematized, critical and transformative teaching that stimulates the participation of the individual in daily relationships converges with the practice of the Environment Study and also encompasses the need for an Interdisciplinary and Environmental Education practice. Considering this context, this research seeks to answer the following research questions: How can Environmental Studies be developed in teaching? What characteristics of Environmental Education and Interdisciplinarity are present in Environmental Studies activities? How does Environmental Studies relate to Environmental Education and Interdisciplinarity? The objective of this research is to develop an articulated study between Interdisciplinarity and Environmental Education focusing on the Environment Study. The methods and techniques that helped to elucidate the research questions were the Bibliographic Review, the Episodic Interview and the Systematic Review. The large amount of data obtained was analyzed according to their nature, using Content Analysis and the creation of Categories, through the Triangulation of Methods. After data analysis, several elements of convergence between the three areas of study were observed, showing that the Environment Study is a viable strategy for use in Environmental and Interdisciplinary Education activities. The knowledge obtained in this work guided the elaboration of a methodological guidance material focused on information and the encouragement of the use of the Environment Study, mainly focused on Environmental Education and Interdisciplinarity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-09-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.