• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-15032022-075559
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia de Moura
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini (Presidente)
Aguiar, Bruna Ibanes
Sarnighausen, Valeria Cristina Rodrigues
Título en portugués
Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
Palabras clave en portugués
Água potável
Ciências ambientais
Desenvolvimento sustentável
Energias renováveis
Material didático
Resumen en portugués
Pensando em formas menos poluentes no que se refere à geração de energia e a obtenção de água potável, uma discussão bastante atual focaliza formas de suprir a necessidade de consumo energético e a produção sustentável, bem como um melhor aproveitamento da água. Tais questões podem estimular a organização de materiais didáticos sobre esses temas que promovam o ensino de conteúdos relacionados à área das Ciências Ambientais. Assim, o objetivo desse trabalho foi produzir e avaliar um Kit, enquanto material didático, voltado para o ensino de temas relacionados a geração energética e obtenção de água potável, para a educação básica, buscando responder a seguinte questão: De que forma um Kit didático sobre aproveitamento de energia solar, energia eólica e obtenção de água potável pode favorecer a transposição didática e o trabalho educativo em prol do desenvolvimento sustentável? O Kit em questão foi produzido com materiais de recicláveis, de baixo custo e apresenta atividades elaboradas a partir de resultados de pesquisas na área de estudo sobre geração de energia solar e eólica e obtenção de água potável por meio do processo de condensação, buscando relacionar pesquisa e ensino, realizando a transposição didática dos conceitos, ou seja, contempla modelos didáticos a partir de modelos de pesquisa, com o intuito de trazer para a sala de aula, didaticamente, resultados de pesquisas científicas de áreas como Física, Engenharia e outras, de forma interdisciplinar envolvendo, sobretudo, discussões sobre o desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu a produção do Kit, e posterior avaliação, através de um questionário contendo uma ficha avaliativa, por dez professores das áreas de Ciências da Natureza, vinculados a Diretoria de Ensino de Piracicaba, SP e por um professor especialista na área de Física e Energia da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados qualitativamente e demonstraram que o Kit desenvolvido é capaz de favorecer a transposição didática e constituir um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades didáticas sobre as fontes renováveis de geração de energia e formas de obtenção de água potável, além de favorecer discussões que levem ao posicionamento crítico do aluno com relação ao desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Após a avaliação do material, foi organizado, como produto, um folheto com orientações para a elaboração dos materiais presentes no Kit, viabilizando sua reprodução em diferentes contextos. Considera-se que trabalhar as temáticas Água e Energia, desde a educação básica, pode favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com a valorização e o consumo consciente da água, bem como despertar o interesse nos alunos sobre a relevância da pesquisa científica e o estudo de novas formas de geração de energia menos impactantes ao meio. Assim, sugere-se como pesquisas futuras a aplicação e a avaliação do Kit com alunos da educação básica para verificação do uso do material em situações reais de ensino e as contribuições para a aprendizagem.
Título en inglés
Generation of energy and obtaining drinking water: a didactic proposal to discuss the conservation of the planet
Palabras clave en inglés
Environmental Sciences
Potable water
Renewable energy
Sustainable development
Teaching material
Resumen en inglés
Thinking about less polluting ways of generating energy and obtaining drinking water, a very current discussion focuses on ways to meet the need for energy consumption and sustainable production, as well as better use of water. Such questions can encourage the organization of teaching materials on these topics that promote the teaching of contents related to the area of Environmental Sciences. Thus, the objective of this work was to produce and evaluate a Kit, as a teaching material, aimed at teaching topics related to energy generation and obtaining drinking water, for basic education, seeking to answer the following question: How does a teaching kit on the use of solar energy, wind energy and obtaining drinking water, can it favor didactic transposition and educational work in favor of sustainable development? The Kit in question was produced with low-cost, recyclable materials and presents activities drawn from research results in the field of study on solar and wind energy generation and obtaining drinking water through the condensation process, seeking to relate research and teaching, performing the didactic transposition of concepts, that is, it contemplates didactic models from research models, in order to didactically bring to the classroom the results of scientific research in areas such as Physics, Engineering and others, from an interdisciplinary way involving, above all, discussions on sustainable development. The research involved the production of the Kit, and subsequent evaluation, through a questionnaire containing an evaluation form, by ten professors from the fields of Natural Sciences, linked to the Board of Education of Piracicaba, SP and by a professor specialized in the field of Physics and Energy from the University of São Paulo. The data were qualitatively analyzed and showed that the kit developed is able to favor didactic transposition and constitute a support resource for the development of didactic activities on renewable sources of energy generation and ways of obtaining drinking water, in addition to promoting discussions that lead to the critical positioning of the student in relation to the development of a society based on the principles of sustainability. After evaluating the material, a leaflet with guidelines for the preparation of the materials present in the Kit was organized as a product, enabling its reproduction in different contexts. It is considered that working on the themes of Water and Energy, from basic education, can favor the development of a society more concerned with the appreciation and conscientious consumption of water, as well as awakening students' interest in the relevance of scientific research and the study of new forms of energy generation with less impact on the environment. Thus, it is suggested as future research the application and evaluation of the Kit with basic education students to verify the use of the material in real teaching situations and the contributions to learning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-03-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.