• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-10102022-103627
Documento
Autor
Nombre completo
Rafaela Bruno Ichiba
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini (Presidente)
Fernandes, Jarina Rodrigues
Tezani, Thaís Cristina Rodrigues
Título en portugués
Vermicompostagem como tema para um jogo digital: focalizando avaliação na Educação Infantil
Palabras clave en portugués
Educação Infantil
Jogo Digital
Vermicompostagem
Resumen en portugués
Considerando a Educação Infantil, momento no qual as crianças ainda não estão alfabetizadas, a verificação da aprendizagem, geralmente, fica condicionada às interações verbais e à subjetividade do professor. A utilização de um jogo digital de forma direcionada evidencia-se como potencial alternativa para promover o diagnóstico avaliativo dos saberes infantis por apresentar, como atrativo, a ludicidade inerente aos jogos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo produzir e validar um recurso didático, no formato de jogo digital, envolvendo a temática ambiental e destinado ao uso dos professores da Educação Infantil para realização de uma avaliação da aprendizagem em relação a temas ambientais. Para tanto, foi produzido o jogo digital "Aprendendo Vermicompostagem", que poderá ser utilizado para a realização de avaliação formativa. Em sua primeira versão, o jogo foi prétestado por 07 professores que se voluntariaram a participar da pesquisa, acessaram o material por meio de um link e responderam ao questionário disponibilizado pelo Google Forms. As respostas enviadas contribuíram para mudanças estruturais no jogo e para a realização da acurácia do potencial do material. Posteriormente, houve entrevista com os mesmos professores para identificar concepções de avaliação e do uso de jogos digitais para tal fim. Em seguida, foram apresentados os resultados da intervenção realizada em uma escola de Educação Infantil do município de São Carlos-SP. A partir da análise dessa intervenção com os professores, foram desenvolvidos fundamentos ambientais e sociais presentes no jogo "Aprendendo Vermicompostagem", de acordo com a perspectiva voltada para o cotidiano escolar. O jogo poderá ser utilizado com intuito educativo de verificar como os saberes ambientais, mais especificamente no que diz respeito à vermicompostagem, vêm sendo assimilados pelas crianças.
Título en inglés
Vermicomposting as a theme for a digital game: focusing on evaluation in Early Childhood Education
Palabras clave en inglés
Childhood
Digital Game
Early Childhood Education
Environmental education
Playfulness
Vermicomposting
Resumen en inglés
Considering Early Childhood Education, when children are not yet literate, the verification of learning is generally conditioned to verbal interactions and the subjectivity of the teacher. The use of a digital game in a targeted way is evidenced as a potential alternative to promote the evaluative diagnosis of children's knowledge by presenting, as attractive, the playfulness inherent to games. In this way, the present work aimed to produce and validate a didactic resource, in the format of a digital game, involving the environmental theme and intended for use by Early Childhood Education teachers to carry out an assessment of learning, involving environmental themes. For this purpose, the digital game "Learning Vermicomposting" was produced, which can be used to carry out a formative assessment. In its first version, the game was pre-tested by 07 teachers who volunteered to participate in the research, and accessed the material through a link and answered the questionnaire provided by Google Forms. The answers sent contributed to structural changes in the game and to the realization of the accuracy of the material's potential. Subsequently, there was an interview with the same teachers to identify conceptions of evaluation and the use of digital games for this purpose. The results of the intervention carried out in a kindergarten school in the city of São Carlos-SP were presented. Starting from the analysis of this intervention with the teachers, environmental and social foundations present in the game were developed. "Learning Vermicomposting", from a perspective focused on everyday school life, can be used for educational purposes, to verify how environmental knowledge, more specifically vermicomposting, has been assimilated by children.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-10-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.