• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-08072022-084948
Documento
Autor
Nome completo
Gláucio Luiz Vaz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Maria Olimpia de Oliveira (Presidente)
Figueiredo, Rodolfo Antônio de
Kasseboehmer, Ana Claudia
Título em português
Mapeamento participativo práticas experimentais e gamificação: diferentes estratégias na abordagem da percepção e educação ambiental
Palavras-chave em português
Educação ambiental
Gamificação
Mapeamento participativo
Percepção ambiental
Práticas experimentais
Resumo em português
Devido a sua importância nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, a bacia hidrográfica é considerada por diversos autores como a unidade fundamental para a gestão e conservação dos recursos hídricos. A educação ambiental dentro das escolas, voltada para a sensibilização em relação aos recursos hídricos, tendo a bacia hidrográfica como referência, é de suma importância para a conservação dos mananciais e nascentes. Neste contexto a percepção ambiental é essencial ao avaliar e problematizar a relação dos alunos com o ambiente natural onde estão inseridos e propor soluções para resolver desafios e conflitos socioambientais. Por meio de aulas práticas e teóricas, conceitos de educação ambiental foram trabalhados com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan no município de São Carlos-SP. Os alunos avaliaram os parâmetros químicos e físicos do córrego da principal microbacia hidrográfica da região no entorno da escola e realizaram análises da qualidade da água em sala de aula. Por meio de mapeamento participativo, produziram coletivamente mapas socioambientais que serviram de base para a produção de um jogo digital, no formato RPG, que servirá de material didático para a escola, em projetos futuros.
Título em inglês
Participatory mapping experimental practices and gamification: different strategies in the approach to perception and environmental education
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Environmental perception
Experimental practices
Gamification
Participatory mapping
Resumo em inglês
Due to its importance in social, economic and environmental aspects, the hydrographic basin is considered by several authors as the fundamental unit for the management and conservation of water resources. Environmental education within schools, aimed at raising awareness of water resources, with the hydrographic basin as a reference, is of paramount importance for the conservation of springs and springs. In this context, environmental perception is essential when assessing and problematizing the students' relationship with the natural environment where they are inserted and proposing solutions to solve socio-environmental challenges and conflicts. Through practical and theoretical classes, concepts of environmental education were worked with students from the 7th year of a school on the outskirts of São Carlos-SP. The students evaluated the chemical and physical parameters of the stream of the main watershed in the region around the school and performed analyzes of water quality in the classroom. Through participatory mapping, they collectively produced socioenvironmental maps that served as the basis for the production of a digital game, in RPG format, which will serve as didactic material for the school, in future projects.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.