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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-07082020-182817
Document
Author
Full name
Elisabeth Eduardo de Oliveira
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2020
Supervisor
Committee
Bonzanini, Taitiâny Karita (President)
Cerdas, Eliane
Santana, Otacilio Antunes
Title in Portuguese
Jardins: como construir espaços que favoreçam a educação ambiental no ambiente escolar
Keywords in Portuguese
Ciências ambientais
Educação ambiental
Jardim escolar
Percepção ambiental
Abstract in Portuguese
Este trabalho buscou investigar como construir um espaço no ambiente escolar que pudesse estimular o estudo das interações entre os seres vivos. Assim, concentrou esforços na construção e uso de jardins, analisando o potencial para despertar o interesse pelo estudo dos ecossistemas e temas das Ciências Ambientais. Portanto, essa pesquisa traz, como premissa, discussões sobre o uso de jardins para a promoção de atividades ambientais na educação infantil, a partir das seguintes questões: De que maneira espaços como jardins podem favorecer trabalhos com a Educação Ambiental em escolas? Quais conhecimentos e recursos são necessários para a organização de um jardim em uma unidade escolar? De que modo um manual sobre jardinagem, contendo atividades, contribui para a prática pedagógica em Educação Ambiental? Esse trabalho partiu da hipótese de que a interação direta dos alunos com plantas e insetos que habitam o jardim pode contribuir para a construção de atitudes ambientais conscientes. Além disso, valorizou a produção de um material didático, no formato de manual para construção de jardins e desenvolvimento de atividades didáticas nesses espaços, intitulado Jardim de Mel, para que professores pudessem consultar e tivessem em mãos um material que favorecesse a incorporação dessa atividade, ou seja, construção e uso de jardins, em suas práticas de ensino. Para coleta de dados utilizou-se os seguintes procedimentos: análise documental, observação participante com registro em diário de bordo e questionário para professores. A pesquisa foi desenvolvida a partir da identificação de espaços, organizados enquanto jardins, e atividades educativas na escola. A análise documental realizada no Projeto Político-Pedagógico da escola apontou não existir nenhum projeto ou ação na unidade escolar voltados para a inserção e/ou desenvolvimento da Educação Ambiental. A organização do manual didático considerou os resultados das experiências de plantio e manutenção realizados pelos alunos e professoras no jardim construído na escola, além dos planejamentos coletivos para a sua implantação e pesquisas utilizadas como embasamento teórico para seleção das informações sobre jardinagem e a criação de atividades pedagógicas nele contidas. O material que constituiu o produto final desta dissertação destina-se ao trabalho para educação e conscientização ecológica, bem como para discussões sobre a conservação ambiental e demonstra que espaços como jardins favorecem os trabalhos com Educação Ambiental em ambientes escolares na medida em que as crianças se desenvolvem coletivamente e vivenciam sensações, aprendem a partir da descoberta e da curiosidade e, em atividades em jardins, são levadas a sentirem-se pertencentes e protagonistas, se sentindo, assim, apropriadas do conhecimento mediado pelas vivências oferecidas.
Title in English
Gardens: how to construct spaces that favor Environmental Education in the school environment
Keywords in English
Environmental education
Environmental perception
Environmental sciences
School garden
Abstract in English
This work sought to investigate how to build a space in the school environment that could stimulate the study of interactions between living beings. Thus, it focused on the construction and use of gardens, analyzing the potential to arouse interest in the study of ecosystems and themes of Environmental Sciences. Therefore, this research brings, as a central axiom, discussions on the use of gardens for the promotion of environmental activities in early childhood education, from the following questions: In what way can gardens favor work with Environmental Education in schools? What knowledge and resources are needed to organize a garden in a school unit? How does a manual on gardening containing activities contribute to the teaching practice in Environmental Education? This work started from the hypothesis that the direct interaction of students with plants and insects that inhabit the garden can contribute to the construction of conscious environmental attitudes. In addition, it valued the production of a teaching material in the form of a manual for building gardens and developing teaching activities in these spaces, entitled Honey Garden, so that teachers could consult and have at hand a material that would favor the incorporation of this activity, i.e., construction and use of gardens, in their teaching practices. The following procedures were used for data collection: documentary analysis, participant observation with logbook and questionnaire for teachers. The research was developed from the identification of spaces, organized as gardens, and educational activities at school. The documental analysis carried out in the Political-Pedagogical Project of the school pointed out that there was no project or action in the school unit aimed at the insertion and/or development of Environmental Education. The organization of the didactic manual considered the results of the planting and maintenance experiences carried out by students and teachers in the garden built at the school, as well as the collective planning for its implementation and research used as a theoretical basis for the selection of information on gardening and the creation of pedagogical activities contained therein. The material that constituted the final product of this dissertation is destined to the work for education and ecological awareness, as well as for discussions on environmental conservation and demonstrates that spaces such as gardens favor work with Environmental Education in school environments as children develop collectively and experience sensations, learn from discovery and curiosity and, in activities in gardens are made to feel belonging and protagonists and, thus, appropriate the knowledge mediated by the experiences offered.
 
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Publishing Date
2021-06-24
 
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