• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-05112021-171506
Documento
Autor
Nome completo
Flávio Renato Marqueti Polo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Massabni, Vânia Galindo (Presidente)
Lesama, Manoel Flores
Sommerhalder, Aline
Título em português
A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Bacia hidrográfica
Currículo
Ensino
Interdisciplinaridade
Resumo em português
A bacia hidrográfica vem sendo apontada em muitos trabalhos como temática que favorece a prática de ensino interdisciplinar e a conscientização sobre os problemas ambientais. A estrutura curricular está organizada em disciplinas, ou componentes curriculares sendo possível a interdisciplinaridade, por meio do desenvolvimento de práticas de ensino que integram os conteúdos que tornam o processo de ensino-aprendizagem contextualizado ao estudante. Tendo como referencial teórico estudos sobre o currículo e seu ensino, o trabalho teve como objetivo propor e analisar, na visão dos(as) professores(as) participantes, um projeto colaborativo que visou integrar a bacia hidrográfica como conteúdo das disciplinas envolvidas de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública. Por meio da metodologia de pesquisa-ação, um grupo de professores(as) foi convidado a desenvolver sequências didáticas estruturadas a partir da bacia hidrográfica, em reuniões formativas, de discussão do currículo, visitas à campo e elaboração de planos de aula nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Ciências. Para coleta de dados foram analisados questionários, reflexão escrita, roteiros de atividade de campo, planos de aula e entrevistas. Os resultados indicam que a formação de um grupo foi determinante para colaboração e preparação de aulas, apoiadas na reflexão sobre a bacia hidrográfica e o currículo. Para estes(as) professores(as), a conquista de um espaço de formação continuada coletiva na escola possibilitou tornar a bacia hidrográfica um conteúdo estruturante e fortaleceu a interdisciplinaridade, resultado que sinaliza o elevado potencial pedagógico das iniciativas de colaboração docente na escola para tornar viável a interdisciplinaridade no ensino.
Título em inglês
The river basin as structuring content for different subjects in the final years of elementary school
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Interdisciplinarity
River basin
Teaching
Resumo em inglês
The river basin has been reported in many academic papers as a theme which favors the practice of interdisciplinary teaching, as well as the awareness of environmental problems. The curriculum framework is organized in subjects, or curriculum components, enabling interdisciplinarity through teaching practices that integrate the contents and contextualize the teaching-learning process for the student. Having studies about the curriculum and its teaching as theoretical reference, the work sought to propose and analyze, in the view of the participating teachers, a collaborative project which aimed to integrate the river basin as content of the subjects interdisciplinarily involved in the final years of elementary school at a public school. Through the action research methodology, a group of teachers was invited to develop structured teaching sequences from the river basin, in curriculum discussion, formative reunions, field visits and the elaboration of lesson plans in the subjects of Mathematics, Portuguese, History and Science. Questionaries, written reflection, field activity itineraries, lesson plans and interviews were analyzed for data collection. The results indicate the formation of a group was crucial for collaboration and lesson planning, based on the reflection about the river basin and curriculum. For these teachers, the conquest of a collective space for continued formation at school enabled the river basin to become a structuring content which fortified interdisciplinarity, a result that signals the high educational potential of teacher collaborative initiatives at school to make interdisciplinarity viable in teaching.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.