• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-03012022-101702
Document
Auteur
Nom complet
Gabriel dos Santos Paulon
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Président)
Kato, Danilo Seithi
Moretto, Rafael Alberto
Titre en portugais
Uma proposição para a formação de professores: a interdisciplinaridade através do estudo de caso de bacia hidrográfica
Mots-clés en portugais
Bacia hidrográfica
Estudo de Caso
Formação de professores
Interdisciplinaridade
Resumé en portugais
O objetivo dessa pesquisa é criar um guia para formação dos professores por meio da metodologia Estudo de Caso abordando o tema Bacia Hidrográfica de forma interdisciplinar. A priori foi montado um curso de formação abrangendo 4 temas, que foi reestruturado, a posteriori, por meio da análise de materiais didáticos que tratam sobre o tema "Bacia Hidrográfica" e que de certa forma buscam a Interdisciplinaridade. A análise dos materiais ocorreu utilizando a Análise de Conteúdo, categorizando as aulas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade. A análise contribuiu para a proposição de um material formativo, como também para a elaboração do produto desse mestrado, fornecendo um guia para professores que buscam trabalhar com a interdisciplinaridade no seu fazer pedagógico.
Titre en anglais
A proposition for teacher education: interdisciplinarity through the hydrographic basin case study
Mots-clés en anglais
Case Study
Hydrographic basin
Interdisciplinarity
Teacher training
Resumé en anglais
The objective of this research is to propose a training course for teachers, through the case study methodology, approaching the theme of hydrographic basin in an interdisciplinary way a priori, a training course was set up covering 4 themes, which was restructured a posteriori, through the analysis of didactic materials that deal with the theme "Hydrographic Basin" and that in a way seek interdisciplinarity. The analysis of the materials took place through the content analysis of Bardin (2011), categorizing the classes based on the Interdisciplinary Indicators proposed by Martins (2018). The analysis contributed to the proposition of the training course, as well as to the elaboration of the product of this master, which aims to be a guide for teachers who seek to work with interdisciplinarity in their pedagogical work.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-01-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.