• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-03012022-101702
Documento
Autor
Nombre completo
Gabriel dos Santos Paulon
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Kato, Danilo Seithi
Moretto, Rafael Alberto
Título en portugués
Uma proposição para a formação de professores: a interdisciplinaridade através do estudo de caso de bacia hidrográfica
Palabras clave en portugués
Bacia hidrográfica
Estudo de Caso
Formação de professores
Interdisciplinaridade
Resumen en portugués
O objetivo dessa pesquisa é criar um guia para formação dos professores por meio da metodologia Estudo de Caso abordando o tema Bacia Hidrográfica de forma interdisciplinar. A priori foi montado um curso de formação abrangendo 4 temas, que foi reestruturado, a posteriori, por meio da análise de materiais didáticos que tratam sobre o tema "Bacia Hidrográfica" e que de certa forma buscam a Interdisciplinaridade. A análise dos materiais ocorreu utilizando a Análise de Conteúdo, categorizando as aulas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade. A análise contribuiu para a proposição de um material formativo, como também para a elaboração do produto desse mestrado, fornecendo um guia para professores que buscam trabalhar com a interdisciplinaridade no seu fazer pedagógico.
Título en inglés
A proposition for teacher education: interdisciplinarity through the hydrographic basin case study
Palabras clave en inglés
Case Study
Hydrographic basin
Interdisciplinarity
Teacher training
Resumen en inglés
The objective of this research is to propose a training course for teachers, through the case study methodology, approaching the theme of hydrographic basin in an interdisciplinary way a priori, a training course was set up covering 4 themes, which was restructured a posteriori, through the analysis of didactic materials that deal with the theme "Hydrographic Basin" and that in a way seek interdisciplinarity. The analysis of the materials took place through the content analysis of Bardin (2011), categorizing the classes based on the Interdisciplinary Indicators proposed by Martins (2018). The analysis contributed to the proposition of the training course, as well as to the elaboration of the product of this master, which aims to be a guide for teachers who seek to work with interdisciplinarity in their pedagogical work.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-01-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.