• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-03012022-101702
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel dos Santos Paulon
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Kato, Danilo Seithi
Moretto, Rafael Alberto
Título em português
Uma proposição para a formação de professores: a interdisciplinaridade através do estudo de caso de bacia hidrográfica
Palavras-chave em português
Bacia hidrográfica
Estudo de Caso
Formação de professores
Interdisciplinaridade
Resumo em português
O objetivo dessa pesquisa é criar um guia para formação dos professores por meio da metodologia Estudo de Caso abordando o tema Bacia Hidrográfica de forma interdisciplinar. A priori foi montado um curso de formação abrangendo 4 temas, que foi reestruturado, a posteriori, por meio da análise de materiais didáticos que tratam sobre o tema "Bacia Hidrográfica" e que de certa forma buscam a Interdisciplinaridade. A análise dos materiais ocorreu utilizando a Análise de Conteúdo, categorizando as aulas com base nos Indicadores de Interdisciplinaridade. A análise contribuiu para a proposição de um material formativo, como também para a elaboração do produto desse mestrado, fornecendo um guia para professores que buscam trabalhar com a interdisciplinaridade no seu fazer pedagógico.
Título em inglês
A proposition for teacher education: interdisciplinarity through the hydrographic basin case study
Palavras-chave em inglês
Case Study
Hydrographic basin
Interdisciplinarity
Teacher training
Resumo em inglês
The objective of this research is to propose a training course for teachers, through the case study methodology, approaching the theme of hydrographic basin in an interdisciplinary way a priori, a training course was set up covering 4 themes, which was restructured a posteriori, through the analysis of didactic materials that deal with the theme "Hydrographic Basin" and that in a way seek interdisciplinarity. The analysis of the materials took place through the content analysis of Bardin (2011), categorizing the classes based on the Interdisciplinary Indicators proposed by Martins (2018). The analysis contributed to the proposition of the training course, as well as to the elaboration of the product of this master, which aims to be a guide for teachers who seek to work with interdisciplinarity in their pedagogical work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-01-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.