• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-02012023-085550
Documento
Autor
Nombre completo
Denici Laura Carvalho
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Hanai, Frederico Yuri
Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Título en portugués
Trilha ecológica interpretativa: uma abordagem participativa em ações educacionais no Cerrado
Palabras clave en portugués
Estação Experimental
Percepção docente
Pesquisa-ação
Prática em Educação ambiental
Resumen en portugués
Os espaços naturais florísticos a céu aberto, tais como as trilhas ecológicas interpretativas, materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem ao Ensino de Ciências. Esta pesquisa buscou intervir na construção de uma ação de formação continuada de professoras/es do município de São Simão – SP junto a trilhas ecológicas interpretativas como estratégias didáticas, utilizando a Estação Experimental de Bento Quirino, São Simão – SP como área de estudo ao processo pedagógico. Para a criação da trilha ecológica interpretativa, denominada SustenTrilha, foram feitas caracterizações de espécies vegetais do Cerrado presentes na trilha do Pequi e em sequência, a utilização do método de Índice de Atratividade dos Pontos Interpretativos (IAPI) para criação de 10 pontos. Com o fim de investigar o uso das trilhas como instrumento para a percepção ambiental dos professores foram utilizadas técnicas como a observação participante, grupos focais e relatos dos sujeitos participantes (pré e pós atividade). A pesquisa teve caráter prioritariamente qualitativo. A partir da análise dos dados coletados, feita por meio de categorização e análise desses conteúdos, notou-se que a participação dos professores na atividade do SustenTrilha influenciou diversos aspectos de suas percepções ambientais. Tal influência ficou evidente nos momentos de relatos de suas vivências, conexões com outras áreas do conhecimento, aspectos específicos, como, por exemplo, em relação à biodiversidade e sua importância socioeconômica, mesmo trazendo alguns aspectos antropocêntricos. Sobre a possibilidade de utilização da atividade SustenTrilha com seus alunos foram bem ressaltadas durante as conversas individualizadas e no período da atividade. A pesquisa e a confecção do produto didático, visou auxiliar no processo de ensino-aprendizado e facilitar na interpretação dos elementos naturais, maximizando a percepção ambiental dos envolvidos e despertar uma sensibilização ambiental crítica das inter-relações ambiente e sociedade.
Título en inglés
Interpretive ecological trail: a participatory approach to educational actions in the Cerrado
Palabras clave en inglés
Environmental education
Experimental Station
Protected area
Teacher perception
Resumen en inglés
Natural open-air floristic spaces, such as interpretive ecological trails, materialize potential educational spaces for the teaching-learning process of Science Teaching. This research proposes to intervene in the construction of a continuing education action for teachers in the municipality of São Simão - SP along with interpretive ecological trails as didactic strategies, using the Experimental Station of Bento Quirino, São Simão - SP as an area of study to the process pedagogical. For the creation of the interpretive ecological trail, called SustenTrilha, characterizations of Cerrado plant species present in the Pequi trail were made and, in sequence, the use of the method of Attractiveness Index of Interpretive Points (IAPI) to create 10 interpretative points. In order to investigate the use of trails as a tool for teachers' environmental perception, techniques such as participant observation, focus groups and reports of participating subjects (pre and post activity) were used. The research was primarily qualitative in nature. From the analysis of the collected data, carried out through the categorization and analysis of these categorical contents, it was noted that the teachers' participation in the SustenTrilha activity influenced several aspects of their environmental perceptions. Such influence was evident in the moments of reports of their experiences, connections with other areas of knowledge, specific aspects, such as, for example, in relation to biodiversity and its socioeconomic importance, even bringing some anthropocentric aspects. The possibility of using the SustenTrilha activity with their students was well highlighted during the individualized conversations and during the activity period. The research and production of the didactic product aimed to assist in the teaching-learning process and facilitate the interpretation of natural elements, maximizing the environmental perception of those involved and awakening a critical environmental awareness of the interrelationships between environment and society.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.