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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-02012023-085550
Documento
Autor
Nome completo
Denici Laura Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando (Presidente)
Hanai, Frederico Yuri
Santos, Silvia Aparecida Martins dos
Título em português
Trilha ecológica interpretativa: uma abordagem participativa em ações educacionais no Cerrado
Palavras-chave em português
Estação Experimental
Percepção docente
Pesquisa-ação
Prática em Educação ambiental
Resumo em português
Os espaços naturais florísticos a céu aberto, tais como as trilhas ecológicas interpretativas, materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem ao Ensino de Ciências. Esta pesquisa buscou intervir na construção de uma ação de formação continuada de professoras/es do município de São Simão – SP junto a trilhas ecológicas interpretativas como estratégias didáticas, utilizando a Estação Experimental de Bento Quirino, São Simão – SP como área de estudo ao processo pedagógico. Para a criação da trilha ecológica interpretativa, denominada SustenTrilha, foram feitas caracterizações de espécies vegetais do Cerrado presentes na trilha do Pequi e em sequência, a utilização do método de Índice de Atratividade dos Pontos Interpretativos (IAPI) para criação de 10 pontos. Com o fim de investigar o uso das trilhas como instrumento para a percepção ambiental dos professores foram utilizadas técnicas como a observação participante, grupos focais e relatos dos sujeitos participantes (pré e pós atividade). A pesquisa teve caráter prioritariamente qualitativo. A partir da análise dos dados coletados, feita por meio de categorização e análise desses conteúdos, notou-se que a participação dos professores na atividade do SustenTrilha influenciou diversos aspectos de suas percepções ambientais. Tal influência ficou evidente nos momentos de relatos de suas vivências, conexões com outras áreas do conhecimento, aspectos específicos, como, por exemplo, em relação à biodiversidade e sua importância socioeconômica, mesmo trazendo alguns aspectos antropocêntricos. Sobre a possibilidade de utilização da atividade SustenTrilha com seus alunos foram bem ressaltadas durante as conversas individualizadas e no período da atividade. A pesquisa e a confecção do produto didático, visou auxiliar no processo de ensino-aprendizado e facilitar na interpretação dos elementos naturais, maximizando a percepção ambiental dos envolvidos e despertar uma sensibilização ambiental crítica das inter-relações ambiente e sociedade.
Título em inglês
Interpretive ecological trail: a participatory approach to educational actions in the Cerrado
Palavras-chave em inglês
Environmental education
Experimental Station
Protected area
Teacher perception
Resumo em inglês
Natural open-air floristic spaces, such as interpretive ecological trails, materialize potential educational spaces for the teaching-learning process of Science Teaching. This research proposes to intervene in the construction of a continuing education action for teachers in the municipality of São Simão - SP along with interpretive ecological trails as didactic strategies, using the Experimental Station of Bento Quirino, São Simão - SP as an area of study to the process pedagogical. For the creation of the interpretive ecological trail, called SustenTrilha, characterizations of Cerrado plant species present in the Pequi trail were made and, in sequence, the use of the method of Attractiveness Index of Interpretive Points (IAPI) to create 10 interpretative points. In order to investigate the use of trails as a tool for teachers' environmental perception, techniques such as participant observation, focus groups and reports of participating subjects (pre and post activity) were used. The research was primarily qualitative in nature. From the analysis of the collected data, carried out through the categorization and analysis of these categorical contents, it was noted that the teachers' participation in the SustenTrilha activity influenced several aspects of their environmental perceptions. Such influence was evident in the moments of reports of their experiences, connections with other areas of knowledge, specific aspects, such as, for example, in relation to biodiversity and its socioeconomic importance, even bringing some anthropocentric aspects. The possibility of using the SustenTrilha activity with their students was well highlighted during the individualized conversations and during the activity period. The research and production of the didactic product aimed to assist in the teaching-learning process and facilitate the interpretation of natural elements, maximizing the environmental perception of those involved and awakening a critical environmental awareness of the interrelationships between environment and society.
 
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Data de Publicação
2023-01-03
 
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