• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-31052022-142532
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Calabro Simon
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Caritá, Edilson Carlos
Hashimoto, Alexandre Ichiro
Título em português
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
Palavras-chave em português
Competências
Desafio real
Metodologia ativa
Modelo
Resumo em português
Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.
Título em inglês
A roadmap for applying an active methodology, maximizing the development of skills
Palavras-chave em inglês
Active methodology
Model
Real challenge
Skills
Resumo em inglês
It is observed that the traditional teaching model is still dominant in classrooms. Considering that the goal of contemporary education is not to teach content, but to develop competences, the objective of this work was to create a learning roadmap, in which the class method is based on competence-based learning and the application of project management methodologies for the development of real challenges. To achieve the objective, the script was applied following the proposed step by step for students who, throughout their training in technological higher education in a Higher Education Institution, participated in the execution of projects. Then, to assess the impact of the script, a qualitative research method was used, based on interviews with these same students. During the execution of the project, the students experienced complex and unpredictable situations; through the application of resources and knowledge, they managed to solve problem situations, which are unique and would not be experienced in traditional classes. In view of the entire study, it was possible to consider that this is a script able to be used in higher education, with the objective of maximizing the development of students' competences. For this, rules and demand for effort need to be clear for teachers, students and the educational institution. Once such demands are met, the realization of a real challenge is a possible method to prepare students of the new generations to act in society, placing them at the center and not only as spectators of the teaching-learning process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-06-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.