• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2014.tde-19012015-135849
Documento
Autor
Nombre completo
Elenise Maria de Araujo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2014
Director
Tribunal
Oliveira Neto, José Dutra de (Presidente)
Amaral, Daniel Capaldo
Rodello, Ildeberto Aparecido
Santos, Elaine Maria dos
Zafalon, Zaira Regina
Título en portugués
Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online
Palabras clave en portugués
Análise de conteúdo
Avaliação em EAD
Fórum Socrático Cognitivo
Pensamento crítico
Presença cognitiva
Resumen en portugués
O número de mensagens nos fóruns educativos online gera uma sobrecarga de informação, que dificulta a organização e a comunicação entre os membros, comprometendo, também, a eficácia do processo de avaliação da aprendizagem. Diante da necessidade de uma solução metodológica para o contexto da EAD no Brasil, realizou-se uma revisão de literatura sobre os modelos de organização e o processo de análise das mensagens que envolvem os indicadores das habilidades da presença cognitiva (Garrison et al. 2001) e o pensamento crítico e a dinâmica do questionamento socrático (Paul, 1993). Propõe-se um novo modelo de fórum intitulado "Fórum Socrático Cognitivo- FSC" com uma metodologia de avaliação da presença cognitiva e dos níveis de pensamento crítico dos alunos em cursos superiores online. Os procedimentos metodológicos e o grid de avaliação foram aplicados em duas disciplinas do curso de aperfeiçoamento em EAD em 2011, 2012 e 2013 de uma instituição de ensino superior vinculada a UAB do Brasil. A metodologia adotada envolve os princípios da lexicometria, da análise documentária, textuais e estatísticas, modelos de regressão linear e redes complexas. Realizou-se a análise de 3.400 mensagens postadas por 544 alunos para verificar as relações de dependência entre a variável resposta "nota" e as covariáveis: conceitos, categorias de Garrison, tópicos socráticos, riqueza vocabular e sala (tutor). Construíram-se 2 modelos de regressão linear e 136 redes complexas que permitiram confirmar os testes ANOVA utilizados na avaliação de desempenho dos alunos. As covariáveis conceitos, categorias de Garrison e sala apresentaram nível de significância positivo na associação com a nota final do aluno. Considera-se que o modelo FSC contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação de conceitos abordados na disciplina e colabora na avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva do aluno nos fóruns online.
Título en inglés
Evaluation of critical thinking and cognitive presence in online discussion forum
Palabras clave en inglés
Cognitive presence
Critical thinking
Evaluation EAD
Socratic forums
Statistical analysis text
Resumen en inglés
The usually large number of posts in educational forums leads to an information overload, which hinders forum organization and communication among members while undermining the effectiveness of learning assessment. Considering the need for a methodological solution applicable to the context of Brazil's online distance learning (ODL), there was conducted a review of the literature on organizational models and processes of analysis of messages involving indicators of critical thinking and cognitive presence skills (Garrison et al., 2001) and the Socratic inquiry dynamics (Paul, 1993). This study proposes a new forum model entitled FSC (Cognitive Socratic Forum), which comprises a method for assessing students' cognitive presence and critical thinking skills in online higher education. The methodological procedures and evaluation grid were applied to two specialization courses on ODL in 2011, 2012, and 2013 at a higher education institution associated with UAB (Brazil's Open University). The methodology involved principles of lexicometry, documentary, textual and statistical analysis, linear regression models, and complex networks. Analysis was conducted on 3,400 messages posted by 544 students to investigate dependency relationships between the response variable 'grade' and the following co-variables: concepts, Garrison's categories, Socratic topics, vocabulary richness, and classroom (tutor). Two linear regression models and 136 complex networks were constructed to enable confirmation of ANOVA tests employed to assess student performance in forums. The co-variables concepts, Garrison's categories, and classroom displayed positive significance levels when associated to students' final grades. Therefore, it may be concluded that the proposed FSC model promoted students' ability to express and communicate the concepts covered in the specialization course and contributed to effectively assessing their cognitive presence and critical thinking skills in online forums.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-03-04
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Araujo, E.M., et al. A gestão da inovação na educação a distânica. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), 2013, vol. 20, p. 639-651.
  • Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Learning Design Framework para a aprendizagem on-line. Educacao, Formacao & Tecnologias [online], 2010, vol. 3, p. 68-83. Dispon?vel em: http://eft.educom.pt/index.php/eft.
  • Araujo, E.M., et al. [05] Design Instrucional: Um Estudo Baseado no Modelo ILDF- Integrative Learning Design Framework na Aprendizagem Online. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Design instrucional de uma disciplina semipresencial de pós-graduação em engenharia de produção: uma proposta baseada na taxionomia de Bloom. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • Araujo, E.M., et al. [10] Qualidade em EaD: uma análise sob a perspectivade seus estudantes. In Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 2011. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2011.
  • Araujo, E.M., Casarin,M.L.R.S., and OLIVEIRA NETO, J. D. [06] Discussion forum: relevance lost?. In ICDE World Conference, Bali, 2011. 24th ICDE World Conference., 2011. Abstract.
  • Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [06] Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online utilizando a análise estatística textual. In ICECE'2013 - Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação, Luanda, 2013. ICECE'2013 - Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação., 2013.
  • Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [06] Proposta de avaliação do aluno em fóruns socráticos: uma análise diferenciada. In 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, São Luiz, 2012. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2012.
  • Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [06] Socratic Forums: An Account of an Experience with Undergraduate Students in Accounting and Business Administration Education. In American Accounting Association Anual Meeting, Washington, 2012. American Accounting Association Anual Meeting., 2012. Dispon?vel em: http://https://aaahq.org/AM2012/abstract.cfm?submissionID=224.
  • Araujo, E.M., Santos, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Proposta de uma metodologia para avaliação de objetos de aprendizagem em curso de graduação em Engenharia. In XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, Curitiba, 2007. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE., 2007.
  • ARAUJO, ELENISE MARIA DE, e NETO, JOSE DUTRA DE OLIVEIRA. EVALUATION OF CRITICAL THINKING AND COGNITIVE PRESENCE IN ONLINE DISCUSSION FORUM [doi:10.5748/9788599693094-10CONTECSI/RF-281]. In 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, Sao Paulo. Proceedings of 10th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management.Sao Paulo : TECSI, 2013. Resumo.
  • Melli, N.C.A., et al. [08] Uma investigação sobre o papel do tutor local e sua visão frente à educação a distância em uma instituição de ensino superior. In 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia, Santos, 2008. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distancia., 2008.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., e Araujo, E.M. [06] Fóruns de Discussão Socráticos: Um modelo para construção coletiva do conhecimento. In 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., Manaus, 2011. Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.., 2011.
  • Santos, E.M., et al. [04] A percepção dos estudantes de engenharia de produção sobre o desenvolvimento de competências e habilidades à luz do ENADE. In X International Conference on Engineering and Technology Education, Santos, 2008. X International Conference on Engineering and Technology Education., 2008.
  • Santos, E.M., et al. [06] A contribuição do fórum de discussão como comunidade de aprendizagem em engenharia de produção. In X International Conference on Engineering and Technology Education, Santos, 2008. : X International Conference on Engineering and Technology Education., 2008.
  • Santos, E.M., et al. [06] Estratégias de Aprendizagem para a EAD: Utilizando o Fórum de Discussão Sob a Perspectiva dos Estilos Cognitivos. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Santos, E.M., et al. [06] Proposta de Elaboração de Estratégias de Aprendizagem a partir do Fórum de Discussão. In I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/ANPAD, Recife, 2007. I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade/ANPAD., 2007.
  • Santos, E.M., et al. [10] Avaliação de cursos online: uma análise sob a perspectiva do design instrucional. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Produção Científica em Energia: o retrato brasileiro - Qualis A Nac - 5-7 Nov 2007. In ENEGEP- Qualis Nacional A, Foz do Iguaçu, 2007. ENEGEP 2007., 2007. Resumo.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Arquitetura de Orientação para avaliação de EaD: desenvolvendo instrumentos com evidências de confiabilidade e validade. In Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Manaus, 2011. 7º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2011.
  • Nascimento, E. V., et al. [04] Princípios heurísticos na avaliação do LMS Moodle no ensino de Engenharia de Produção: um estudo de caso. In XIV Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, 2007. XIV Simpósio de Engenharia de Produção., 2007.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., e Araujo, E.M. [10] Design Instrucional de uma Disciplina de Pósgraduação: Uma Proposta Baseada em Estratégias de Aprendizagem Colaborativa em Ambiente Virtual. In III Ciclo de Palestras - O ENSINO NO CAMPUS USP/SÃO CARLOS: INOVAÇÕES E INOVADORES, Sao Carlos, 2008. III Ciclo de Palestras - O ENSINO NO CAMPUS USP/SÃO CARLOS: INOVAÇÕES E INOVADORES., 2008.
  • Santos, E.M., Araujo, E.M., e OLIVEIRA NETO, J. D. [07] Educação a distância no Brasil : Evolução da produção científica - 2-5 Set 2007. In 13º CIED - CONGRESSO INTERNACIONACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Curitiba, 2007. 13º CIED - CONGRESSO INTERNACIONACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA., 2007.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.