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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-16112021-124331
Documento
Autor
Nome completo
Maria Beatriz Escanhuela Sajovic
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Amaral, Roniberto Morato do
Moura, Daniel Braatz Antunes de Almeida
Título em português
Análise de métodos de capacitação profissional por meio de gestão do conhecimento para o contexto da Indústria 4.0
Palavras-chave em português
Capacitação profissional
Fábrica de Aprendizagem
Gameficação
Gestão do Conhecimento
Indústria 4.0
Resumo em português
A Indústria 4.0 representa a chamada Quarta Revolução Industrial, baseada principalmente em tecnologias de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e sistemas Ciber-Físicos como IoT, Big Data, computação em nuvem, robôs autônomos entre outras, a proposta é que essa nova perspectiva da indústria mude o conceito de manufatura, do trabalho e transforme a sociedade como um todo. A nova proposta industrial que surgiu na Alemanha foi incorporada por diversos países que buscam realizar iniciativas com objetivos semelhantes. Ao falar sobre essa perspectiva industrial futura, as pessoas representam a grande resistência, já que as empresas passaram a lidar com profissionais que precisam atualizar suas qualificações e habilidades profissionais para poder lidar com as novas tecnologias. Na era da Economia do Conhecimento, é por meio da Gestão do Conhecimento que espera-se que as empresas invistam nos profissionais de forma a garantir que os mesmos adquiram os conhecimentos necessários para lidar com os desafios da Indústria 4.0. A proposta deste trabalho foi analisar como dois métodos específicos agindo com a Gestão do Conhecimento auxiliam na capacitação profissional dos profissionais levando ao desenvolvimento de novas competências necessárias no novo mercado de trabalho. As metodologias selecionadas para análise são: Learning Factories, com uma proposta mais técnica e a gameficação com uma proposta mais lúdica e motivadora. Através de uma Pesquisa de Campo com aplicação de questionários, foi estudado como empresas brasileiras e alemãs lidam com essa hodierna situação e como os métodos selecionados têm desenvolvido as competências esperadas para a constante atualização profissional dos trabalhadores. Posteriormente os resultados foram analisados comparando os resultados obtidos nas empresas brasileiras e os resultados obtidos nas empresas alemãs. Do ponto de vista prático, os resultados auxiliam na compreensão de um tema de alta relevância empresarial, contribuindo com perspectivas para a diretriz estratégica das empresas à Indústria 4.0.
Título em inglês
Analysis of professional training methods through Knowledge Management for the context of Industry 4.0
Palavras-chave em inglês
Gamification
Industry 4.0
Knowledge Management
Learning Factories
Professional qualifications
Resumo em inglês
Industry 4.0 represents the so-called Fourth Industrial Revolution, based mainly on information and communication technologies (ICT) and cyber-physical systems such as IoT, Big Data, cloud computing, autonomous robots among others, the proposal is that this new industry perspective will change the concept of manufacturing, labor and transform society as a whole. The new industrial proposal that has emerged in Germany has been incorporated by several countries seeking to carry out initiatives with similar objectives. When talking about this future industrial perspective, people represent the great resistance, as companies started to deal with professionals who need to upgrade their qualifications and professional skills to be able to deal with new technologies. In the Knowledge Economy era, it is through Knowledge Management that companies are expected to invest in professionals in order to ensure that they acquire the necessary knowledge to deal with the challenges of Industry 4.0. The purpose of this work was to analyze how two specific methods acting with Knowledge Management help in the professional qualification of professionals, leading to the development of new skills needed in the new job market. The methodologies selected for analysis are: Learning Factories, with a more technical proposal and gamefication with a more playful and motivating proposal. Through a Field Survey with the application of questionnaires, it was studied how Brazilian and German companies deal with this current situation and how the selected methods have been developing the skills expected for the constant professional updating of workers. Subsequently, the results were analyzed by comparing the results obtained in Brazilian companies and the results obtained in German companies. As practical contributions, the results contribute for the understandings of a high relevant theme for companies, contributing with perspectives for their strategical orientation towards Industry 4.0.
 
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Data de Publicação
2021-11-30
 
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