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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2023.tde-13032023-143304
Documento
Autor
Nome completo
Marina Teixeira de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Fernando César Almada (Presidente)
Gobbo Junior, Jose Alcides
Mariano, Enzo Barberio
Pires, Silvio Roberto Ignacio
Ubeda, Cristina Lourenco
Título em português
Relações entre promoção da Indústria 4.0 e Competências Individuais
Palavras-chave em português
Competências
Competências Individuais
Gestão de Pessoas
Indústria 4.0
Resumo em português
Dada complexidade organizacional e a necessidade de reconhecer o valor de capacitar e desenvolver competências individuais, é possível associar as temáticas de Indústria 4.0 e Competências. Sendo assim, o objetivo geral desta tese é discutir as relações entre promoção da Indústria 4.0 e Competências Individuais. Para isso, foi realizado um referencial teórico em formato de coletânea de artigos que sustentou a metodologia de pesquisa associando Indústria 4.0 e Competências Individuais. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados foi aplicado um estudo de caso transversal em uma empresa utilizada como referência no setor em que atua utilizando como meios de coleta de dados: questionário, entrevista, observação não participante e diário de campo. Para a análise de dados foram utilizadas análises descritiva e de conteúdo. Os resultados da revisão de literatura apontam que as Competências Individuais no contexto da Indústria 4.0 são: Flexibilidade/Adaptabilidade; Aprendizagem contínua; Iniciativa/Disposição; Resiliência; Liderança; Comunicação; Pensamento sistêmico; Planejamento; Resolução de problemas; Tomada de decisão; Inovação/Criatividade. Os principais resultados do estudo de caso apontam que: há mudanças positivas em termos de grau de domínio e grau de importância das Competências Individuais no cenário da Indústria 4.0; os objetivos, resultados e benefícios viabilizados a partir da implementação de tecnologias da Indústria 4.0 e relação com Competências Individuais são promissores. Esses resultados proporcionam informações relevantes e viabilizam reflexões teóricas e gerenciais acerca dessa temática.
Título em inglês
Relationships between Industry 4.0 and Individual Competences
Palavras-chave em inglês
Competences
Human Resources Management
Individual Competences
Industry 4.0
Resumo em inglês
Given the organizational complexity and the need to recognize the value of training and developing individual skills, it is possible to associate the themes of Industry 4.0 and Skills. Therefore, the general objective of this thesis is to discuss the relationship between the promotion of Industry 4.0 and Individual Skills. For this, a theoretical framework was carried out in the form of a collection of articles that supported the research methodology associating Industry 4.0 and Individual Skills. This is an applied research with a qualitative and exploratory approach. For data collection, a cross-sectional case study was applied in a company used as a reference in the sector in which it operates, using as means of data collection: questionnaire, interview, non-participant observation and field diary. Descriptive and content analyzes were used for data analysis. The results of the literature review indicate that the Individual Skills in the context of Industry 4.0 are: Flexibility/Adaptability; Continuous learning; Initiative/Disposition; Resilience; Leadership; Communication; Systemic thinking; Planning; Problem solving; Decision making; Innovation/Creativity. The main results of the case study point out that: there are positive changes in terms of mastery and degree of importance of Individual Skills in the Industry 4.0 scenario; the objectives, results and benefits made possible from the implementation of Industry 4.0 technologies and the relationship with Individual Skills are promising. These results provide relevant information and enable theoretical and managerial reflections on this topic.
 
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Data de Publicação
2023-03-14
 
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