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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2015.tde-09042015-133609
Documento
Autor
Nombre completo
Ligia Maria Moura Madeira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Nagano, Marcelo Seido (Presidente)
Ometto, Aldo Roberto
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Título en portugués
Gestão do conhecimento e inovação em projetos específicos de PD&I com foco em ecoinovação: um estudo comparativo de casos
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento & Inovação
Ecoinovação
Estudo de casos
Gestão do conhecimento
Pesquisa
Resumen en portugués
Tomando como base a definição de Kemp & Pearson (2008), a ecoinovação pode ser conceituada como a produção, a aplicação ou a exploração de um bem, serviço, processo de produção, estrutura organizacional, ou método de gestão ou negócios, que seja novo para a empresa ou usuário, e que resulte, por todo seu ciclo de vida, na redução dos riscos ambientais, da poluição, e do impacto negativo do uso dos recursos, incluindo o uso de energia, comparado às alternativas relevantes. Muito recentemente, tem se observado uma lacuna quanto ao modo como o conhecimento é organizado e se desenvolve para gerar inovações em eco-processos e em eco-produtos. Deste modo, optou-se pelo emprego de um estudo multicasos em empresas do Estado de São Paulo, as quais passaram por uma reestruturação na sua estratégia para inovação e possuem na sua essência o foco em atividades em PD&I, assim como uma preocupação com a melhoria ambiental dos seus processos e produtos e uma trajetória voltada para a entrada em novos negócios a longo prazo. A principal contribuição desta pesquisa foi que, partindo-se do fato das práticas e tarefas de gestão do conhecimento atuarem como mecanismos de transferência de conhecimento para a construção das ecoinovações, foi possível estabelecer uma representação de como isso ocorre nos projetos (i.e. identificação de práticas que influenciam na geração de ecoinovações em processo e em produto). As práticas concedem uma visão mais aplicada e prática aos modos de conversão de conhecimentos. As práticas são associadas às tarefas desempenhadas dentro dos projetos. Cada uma das tarefas tem um foco para processo ou para produto. Conforme observado nos casos, algumas práticas podem conceder maior ênfase a processos, a produtos, ou até mesmo aos dois. Partindo-se disto portanto, torna-se possível a compreensão de como a conversão de conhecimento ocorre para a geração de ecoinovações em processo e em produto. De acordo com a análise executada, foi comprovada a ênfase nas inovações em eco-processos, devido ao fato destas se apoiarem nas competências, no treinamento e no conhecimento técnico (tecnologias), concedendo ênfase aos processos. A ênfase em eco-processos foi refletida pelos projetos de desenvolvimento de novas tecnologias para pré-tratamento da biomassa, pelo desenvolvimento de processo de produção de biodiesel com catalisadores enzimáticos, e pelo desenvolvimento de processo de produção de bioquerosene para aviação. Foi observado que a conversão de conhecimento por meio dos seus quatro modos ocorre em todos os projetos, tanto para a geração de eco-processos, quanto para a geração de eco-produtos inovadores. Conforme observado na análise, os projetos concedem ênfase às energias renováveis (processo de produção ou etapas individuais), que são sistemas alternativos de produção e consumo que envolvem uma mudança global em nível de consumo, infra-estrutura organizacional e conhecimentos para a sua geração.
Título en inglés
Knowledge management and innovation in specific projects of RD&I focused on eco-innovation: a comparative case study
Palabras clave en inglés
Case studies
Development & Innovation
Eco-innovation
Knowledge management
Research
Resumen en inglés
Based on the definition of Kemp & Pearson (2008), eco-innovation can be defined as the production, application or operation of a good, service, production process, organizational structure, or method of management or business, that is new to the company or user, which results, throughout their life cycle, reducing environmental risks, pollution, and the negative impact of the use of resources, including energy use, compared to relevant alternatives. Very recently, it has been observed a gap as to how the knowledge is organized and developed to generate innovations in eco-processes and eco-products. Thus, we opted for the use of a multi-case study in companies of the State of São Paulo, which went through a restructuring in its strategy for innovation and have in essence the focus on activities in RD & I, as well as a concern with improving environmental impact of its processes and products and a path toward the entry into new long-term business. The main contribution of this research was that, starting from the fact that the practices and knowledge management tasks act as knowledge transfer mechanisms for the construction of eco-innovations, it was possible to establish a representation of how this occurs in the projects (ie identifying practical that influence the generation of eco-innovations in process and product). The practical grant a more applied and practical vision to knowledge conversion modes. The practices are associated with tasks performed within the project. Each task has a focus for process or product. As noted in the cases, some practices may allow greater emphasis on processes, products, or even both. Starting from it therefore becomes possible to understand how the knowledge conversion occurs to generate eco-innovations in the process and product. According to the analysis performed, it was proven the emphasis on innovations in eco-processes, due to the fact these build upon the skills, training and technical knowledge (technology), giving emphasis to the processes. The eco-emphasis process has been reflected by the project development of new technologies for pretreatment of biomass for the development of the biodiesel production process of enzymatic catalysts and the development of biokerosene production process for aviation. It was observed that the conversion of knowledge through their four modes occurs in all designs both for generating eco-processes and for the generation of innovative eco-products. As noted in the analysis, the projects give emphasis to renewable energy (production process or individual steps), which are alternative systems of production and consumption involving a global shift in consumption level, organizational infrastructure and knowledge for his generation.
 
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Fecha de Publicación
2015-04-15
 
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