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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-08102010-084629
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Alves Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2010
Director
Tribunal
Tachibana, Wilson Kendy (Presidente)
Matias, Alberto Borges
Ribeiro, Evandro Marcos Saidel
 
Título en portugués
Viabilidade de utilização da teoria de opções reais no processo de avaliação de empresas de telecomunicações
Palabras clave en portugués
Painel longitudinal
Plausividade
Processo de avaliação
Teoria de opções reais
Valor imputado
Resumen en portugués
O processo de avaliação de empresas por modelos e técnicas formais tem por objetivo nortear a gestão e os grupos de interessados quanto à tomada de decisão ótima. Em geral, no processo de avaliação estes modelos são utilizados seguindo pressupostos acerca do valor dos benefícios da firma, dando a conotação de que o valor do negócio é o valor destes benefícios. Em empresas que atuam em mercados com alta competitividade e elevado nível de desenvolvimento e emprego de tecnologias e inovações, a utilização isolada de técnicas focadas em benefícios dos negócios atuais se mostram inadequadas para avaliar a habilidade da organização na resposta às variáveis mercadológicas. Sob este prisma, as vantagens advindas de estratégias competitivas e minimização das possibilidades de perdas do negócio, principalmente conquistadas através de estratégias de flexibilização e de geração de oportunidades de novos negócios se mostram importantes direcionadores de valor. O valor gerado por oportunidades e flexibilidades em empresas de telecomunicações é o foco da presente pesquisa que objetiva fundamentar em suas discussões e testes a viabilidade de incorporação do modelo de opções reais no processo de avaliação das empresas do setor, partindo do pressuposto de que o mercado, visualizando a importância das estratégias de gestão dos investimentos e da estrutura da empresa para o seu sucesso na geração de valor, remuneram estas organizações, atribuindo o valor de acordo com suas expectativas. Foram testados os modelos de efeitos fixos e aleatórios de dados em painel para verificar a significância das variáveis explicativas geradoras de valor potencial de opções reais. Os testes demonstram significância estatística das variáveis, embasando o modelo. Não obstante, a pesquisa posiciona estudos e levantamentos teóricos acerca dos modelos de avaliação abordados para contextualizar a utilidade do modelo de opções reais em processos de avaliação, bem como destaca a aplicabilidade procedimental do modelo de opções reais em conjunto com a técnica de fluxo de caixa descontado na avaliação de empresas do setor. Seus objetivos de discussão e averbação da aplicabilidade da teoria são alcançados, dado o conjunto de métodos empíricos e ilustrativos de sua técnica.
 
Título en inglés
Feasibility of using the theory of real options in the valuation process for telecommunications companies
Palabras clave en inglés
Assessment process
Imputed value
Longitudinal panel
Plausible
Real options theory
Resumen en inglés
The process of business valuation for formal models and techniques aims to guide the management and stakeholder groups as to the optimal decision-making. In general, in the evaluating process these models are used following assumptions about the value of the firm benefits, giving the connotation that business value is the value of these benefits. In companies that operate in markets with high competitiveness and high level of development and use of technologies and innovations, the isolated use of techniques focused on the benefits of today's businesses have shown inadequate to assess the organization ability in response to marketing variables. From that perspective, the benefits arising from competitive strategies and minimization of business loss chances, mainly won through relaxation strategies and generating new business opportunities to show important value drivers. The value generated by the opportunities and flexibilities in the firm's telecommunications companies is the focus of this research that aims to support in their discussions and tests the feasibility of incorporating the real options model in the evaluation of companies in the sector, on the assumption that the market, seeing the importance of strategies for investment management and company structure for its success in generating value, remunerate these organizations, assigning the value according to your expectations. Models of fixed and random effects panel data were tested to assess the significance of the explanatory variables generating potential value of real options. The tests demonstrate statistical significance of the variables, basing the model. Nevertheless, this research positions studies and theoretical surveys about the valuation models addressed in order to contextualize the usefulness of the real options model in evaluation processes, and highlights the applicability of the real options model procedural in conjunction with the technique of cash flow discounted in evaluating companies. The goals for discussion and annotation of the theory applicability are achieved, given the set of empirical and illustrative of this technique.
 
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t_final.pdf (1.43 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-10-15
 
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