• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2013.tde-04072013-093527
Documento
Autor
Nombre completo
Simone Aparecida Tiziotto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2013
Director
Tribunal
Oliveira Neto, José Dutra de (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Ulbricht, Vania Ribas
Título en portugués
O design universal na editoração de material didático como agente motivador e estimulador da autoeficácia para a aprendizagem
Palabras clave en portugués
Autoeficácia para a aprendizagem
Design universal para a aprendizagem
Educação a distância (EAD)
Educação superior
Inclusão
Material didático
Motivação
Resumen en portugués
No contexto da Educação a Distância Superior no Brasil, o material didático tem figurado como um dos principais recursos, no qual, realiza-se a aplicação dos pressupostos do design universal para a aprendizagem, que se trata de um modelo de universalização que propõem o oferecimento de andaimes que visem a eliminar as barreiras desnecessárias, sem eliminar os desafios necessários para beneficiar/proporcionar a aprendizagem do maior número possível de alunos. Ressalta-se que a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem tem sido utilizadas em trabalhos brasileiros que as apresentam como importantes dimensões de aprendizagem. Contudo, há escassez de pesquisas que avaliem e mensurem os efetivos impactos destas dimensões no processo de aprendizagem permeado por implementações de propostas didáticas baseadas em princípios do design universal para a aprendizagem. O presente trabalho tem, portanto, o objetivo de avaliar o impacto dos princípios do design universal para a aprendizagem nas dimensões de motivação e autoeficácia do processo de aprendizagem em cursos superiores de Educação a Distância. Portanto, propõem a incorporação de princípios do design universal para a aprendizagem por meio da implementação de quatro propostas didáticas (leitura ou audição voz feminina ou masculina de texto; videoaula convencional ou com legenda parcialmente ambientada; controle de velocidade da expectação da videoaula; fórum com participação escrita, falada ou gravada com imagem e som) na editoração do material didático e testa sua aplicabilidade e efetividade para aumentar os índices de a motivação e a autoeficácia para a aprendizagem. A pesquisa é multimodal e foi arquitetada como um experimento verdadeiro, no modelo de pré-teste/pós-teste, utilizando-se os instrumentos Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Autoeficácia Acadêmica Percebida para aplicação em uma amostra de 238 alunos de cursos EAD de uma IES brasileira. Os resultados qualitativos e quantitativos apresentados evidenciam o potencial do design universal para melhoria dos índices de autoeficácia para a aprendizagem e da motivação, em uma proposta que visa mais que permitir a participação, mas possibilitar o sucesso de todos!
Título en inglés
The universal design in publication of courseware as motivator factor and stimulator of self-efficacy for learning
Palabras clave en inglés
Distance learning
Educational material
Higher education
Inclusion
Motivation
Self-efficacy for learning
Universal design for learning
Resumen en inglés
In the context of distance higher education in Brazil, the courseware has figured as one of the main resources in which executes the application of the assumption of universal design for learning, which it is about a template of universalization that propose the offering of "scaffoldings" that aim to eliminate the unnecessary barriers, without eliminating the necessary challenges to benefit/provide the learning of the greatest number of students as possible. It is noteworthy that the Motivation and Self Efficacy for Learning has been used in Brazilian works that present as important dimensions of learning. However, there is a shortage of searches that evaluate and measure the actual impact of these dimensions in the learning process permeated by implementations of didactic proposals based on the principles of universal design for learning. The present project has therefore the objective to evaluate the impact of the principles of universal design for learning in the dimensions of motivation and self-efficacy of the learning process in distance higher education courses. Propose the incorporation of principles of the universal design for learning through the implementation of four didactic proposals (reading or listening - female or male voice - text; conventional video lesson or partially acclimated with subtitles; video lesson expectation speed control; board with participation written, spoken or recorded with image and sound) on courseware publication and test its applicability and effectiveness to increase the rates of motivation and self-efficacy for learning. The research is multimodal and is architected as a true experiment, in the template of pre-test/pos-test, using the instruments of Academic Motivation Scale and the Scale of Perceived Academic Self-efficacy for using in a sample of 238 students of EAD courses of a Brazilian Institute of Higher Education. The qualitative and quantitative results presented highlight the potential of universal design to improve rates of self efficacy for learning and motivation, in a proposal that aims more than to allow participation, but enable the success of all!
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-07-10
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Tiziotto,A.A., et al. Reflexões sobre a inovação na educação a distância: o caso brasileiro. EAD em Foco [online], 2012, vol. 2, p. 94-118. Dispon?vel em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/91.
  • Tiziotto,A.A., e OLIVEIRA NETO, J. D. [01] Design Universal: solução para a acessibilidade no ensino superior a distância. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Tiziotto,A.A., Oliveira, J. P. L., e OLIVEIRA NETO, J. D. [01] Design Universal: uma proposta para o design instrucional. In 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, São Luis, 2012. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2012.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.